abril 13, 2024 11:51 AM

Search
Close this search box.

Feira Sabor Nacional! O segmento de produtos naturais começou devagarinho, lá pela década de 80, e com o tempo veio ganhando mercado. Isso acontece principalmente porque a alimentação saudável deixou de ser considerada moda e passou a ser entendida como uma das formas que trazem benefícios e saúde aos seus adeptos.

Produtos sem agrotóxico, produtos orgânicos, integrais, naturais. Todos eles são alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais. Eles colaboram na manutenção da saúde, do bem-estar, na prevenção de doenças e inclusive no tratamento de diversos problemas.

Nesta sexta e sábado, 29 e 30 de julho, a 1ª Feira do Sabor Nacional reuniu uma série de pequenos produtores de comida e de utensílios de cozinha. Todos os produtos e alimentos voltados para o segmento natural.

feira sabor nacional vila Nova Conceição
Espaço com as delícias da Derret.

Nossa equipe foi conferir o evento que acontece no Museu da Casa Brasileira, pertinho da Vila Nova Conceição.

Encontramos uma vizinha da Vila Nova Conceição, a Luciana Laurito, proprietária da Derret Chocolateria, que fica na Vila Olímpia.  A marca aposta em receitas caseiras para criar chocolates com intensidade de sabor. “A ideia surgiu dos encontros de família. Me inspirei nos momentos de convivência, onde as tias, avós, bisavós, mães e filhas sentavam-se à mesa por longas horas, sem pressa, saboreando as guloseimas no meio de um bom papo. Nossas receitas são da família, foram passadas de geração para geração”, explica Luciana

E nós experimentamos…. realmente muito saboroso!

Experimentamos também… bolos de sem conservantes, ketchups artesanais, cereais encorpados, macios e saborosos, cafés especiais, manteigas sem lactose a base de leite de vaca nas versões tradicionais e também aromatizadas.

A diversidade de produtos naturais hoje é grande, mas separamos aqui algumas curiosidades e novidades do segmento.

Encontramos por exemplo crisps naturais que realçam o sabor de saladas, arroz, feijão e também de produtos a base de soja, que servem como temperos para hambúrgueres vegetarianos. A dica é bem legal para temperar produtos a base de soja.

feira sabor nacional vila Nova Conceição
Espaço com frutos Cambuci. Foto: Ai Press.

Você já ouviu falar em Cambuci? Pois é…Temos o bairro aqui em São Paulo que leva o nome de uma árvore que tem um fruto muito apreciado com água ardente e era muito comum na região, nos primórdios da São Paulo de Piratininga.

Mas descobrimos que Cambuci é um fruto da Mata Atlântica que pode ser usado em sucos, geleias, molhos e tortas.

O Cambuci é rico em vitamina C, zinco e antioxidantes, fortalece também o sistema imunológico e previne diabetes. O Cambuci é encontrado, em geral, na forma de fruto congelado ou polpa (confira no fim da matéria onde encontrar Cambuci na Vila Nova Conceição).

Durante a feira encontramos também queijos artesanais 100% brasileiros. O pessoal da Fazenda Santa Helena apresentou alguns queijos entre eles o queijo vale do ribeira e o queijo artesanal de leite de búfala recheado com creme de leite. A textura é bem macia e o gosto forte, muito saboroso para que gosta de queijos.

feira sabor nacional vila Nova Conceição
Produtores do alho negro recebem o Portal Vila Nova Conceição SP e nos presenteiam com um kit com alho negro.

Outro produto diferenciado que encontramos foi o alho negro. Os produtores explicaram que o alho in natura passa por um processo de fermentação natural, que o transforma em alho enegrecido e levemente adocicado. Os produtores do alho negro do sitio afirmam que o produto tem propriedades terapêuticas, prevenindo doenças do sangue e tipos de câncer.

“O alho negro é um alho natural que passa por um processo de fermentação, assim como colocam0os a cebola na panela em fogo baixo e ela vai ficando adocicada, o mesmo ocorre com o alho. Não incluímos nenhum aditivo. Colocamos o alho em uma temperatura acima de 65 graus, nesse processo ele vai escurecendo e ficando doce. Nós vendemos muito para restaurantes e pizzarias”, explica Fernando Kondo, produtor do alho negro.

A família Kondo, formada por imigrantes japoneses, começou a cultivar alho roxo em 1980, no interior de São Paulo. Na sequencia, o pai de Fernando começou a apostar na produção do alho negro, por que na época já se elaborava o alho negro no Japão.

feira sabor nacional vila Nova Conceição
Elson Reys, um dos organizadores da feira em entrevista para o Portal Vila Nova Conceição SP. Foto: Ai Press.

Então, fomos experimentar… Ele tem textura de bala de goma e sabor adocicado. Provamos ainda a geleia de alho negro com bolacha de sal. Um sabor bem agradável. É possível encontrar o alho negro aqui na Vila Nova Conceição no St. Marche.

A ideia para fazer a feira surgiu há cerca de um ano. “Juntamos um grupo de amigos, cada um estava saindo da sua área de trabalho, e debatamos sobre montar um novo negócio. Chegamos a conclusão que gostávamos de gastronomia e percebemos que existiam muitos produtores de alimentos naturais que não tinham loja física e precisavam de um lugar para mostrar o trabalho. Foi assim que surgiu a ideia de montar uma feira para empórios e mercearias. Com isso, os produtores tem a oportunidade de contar sua história e mostrar a alma por trás do produto” Elson Reys, um dos organizadores da Feira Sabor Nacional.

Cambuci na Vila Nova Conceição

Aqui na Vila Nova Conceição o Closs Restaurante já está testando receitas com o fruto, o novo menu está previsto para sair em setembro.

O Le Pain Quotidien aqui da Vila Nova Conceição tem o suco de Cambuci.

O St. Marche, Empório Santa Maria no Itaim Bibi e Super Natural Orgânicos nos Jardins vendem a poupa congelada.

Pertnho da Vila Nova Conceição existem dois lugares para saborear o Cambuci. As casas que ficam na Oscar Freire, Le Botteghe di Leonard e Casa Elli, servem o Cambuci em sorvete.

Receitas com Cambuci

Torta de ricota com Cambuci (Chef Anayde Lima)
Ingredientes

500g ricota
500g açúcar orgânico
200g iogurte natural
3 ovos
500g de Cambuci
1 limão

Modo de preparo
Amassar a ricota com um garfo e adicionar 250g de açúcar, o iogurte e misturar bem.
Bater os ovos ligeiramente na batedeira.
Acrescentar a mistura de ricota aos ovos e bater mais um pouco.
Untar uma forma de aro removível com manteiga e farinha e despejar a mistura de ricota.
Levar ao forno pré-aquecido a 180 oC de 30 a 40 minutos.
Descascar o cambuci e cortar em pedaços médios.
Colocar na panela o Cambuci, 250g açúcar, o suco do limão misturar até ficar uma calda dourada.
Desenformar a torta de ricota já fria e cobrir com a calda de Cambuci.
Servir.

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo