Gestalt na comunicação

Fique à vontade para Compartilhar com amor com seus amigos! ❤

Por Ilana Alves

Gestalt, Gestaltismo ou Psicologia da Forma é uma doutrina da psicologia baseada na ideia da compreensão da totalidade para que haja a percepção das partes.

Gestalt na comunicação 1

Gestalt é uma palavra de origem germânica, com uma tradução aproximada de “forma” ou “figura”.

Na Gestalt diversas informações formam o todo, compondo a mensagem a ser transmitida.

Na imagem “Woman of substance”, de Octavio Ocampo, disponível em: https://www.wikiart.org/en/octavio-ocampo/woman-of-substance podemos ver a imagem de uma mulher. Essa imagem é composta de flores, que contornam seu rosto e parte do corpo, e folha, que indica seus cabelos.

Além da mensagem trazida pelo autor da obra, o contexto proposto na Gestalt dá abertura para interpretações, que variam de acordo com as vivencias pessoais.

Na comunicação o estudo da Gestalt busca trazer harmonia e equilíbrio às artes no geral como desenvolvimento de sites, flyers, banners, logotipos, logomarcas…

Gestalt na Comunicação

A forma como entendemos uma mensagem é baseada no todo, porém o todo é composto de pequenos detalhes. Muitas vezes ao olharmos uma arte visual, mesmo sem entender bem o motivo, logo temos a sensação de gostar ou não daquela peça. Isso se deve a Gestalt.

Ao sermos contratados para realizar uma arte visual para um cliente, a primeira coisa que devemos fazer é estudar esse cliente e sua marca. Precisamos entender o motivo da escolha de cores, fontes, designs. Tudo isso vai nos remeter a Gestalt.

Ela é a teoria que considera os fenômenos psicológicos como totalidades organizadas, indivisíveis, articuladas, isto é, como configurações. Ela traz mensagens subliminares que podem e devem ajudar o receptor da mensagem compreender o todo.

A importância de estudar a Gestalt é justamente não correr o risco de passar a mensagem errada, sem querer. Por isso, o estudo contínuo de cores, figuras, designs é imprescindível ao profissional das áreas da comunicação.

A Gestalt também está associada ao posicionamento que traz consigo uma carga emocional e os conceitos estéticos atributos de uma obra. Isso que explica, uma imagem ser bem aceita por uns e nem tão bem-vinda para outros.

O conhecimento, as vivências e as associações vividas por cada pessoa vai trazer referências diversas, que possivelmente estarão associadas ao seu gosto, suas preferências, suas escolhas.

Princípios da Gestalt

Os princípios da Gestalt estão associados a proximidade e semelhança.

Lei da semelhança: imagens iguais tendem a se agrupar entre si.
Lei da proximidade: elementos próximos tendem a ser agrupar.
Lei da continuidade: pontos conectados pelo formato de uma reta ou curva, transmitem a sensação de haver uma única linha que os liga.
Lei da simplicidade: elementos com formas simples são entendidos com mais facilidade.
Lei do fechamento: elementos formados por traçados, como um círculo ou um quadrado feito por tracejados, acabam sendo são entendidos pelo cérebro como elementos fechados.
Lei da unificação: espaços vazios de imagens abstratas são preenchidos instintivamente.

Fonte Imagem de destaque: “kiss of the sea, de Octavio Ocampo, disponível em: https://www.wikiart.org/en/octavio-ocampo/kiss-of-the-sea

Ilana Alves é jornalista, pós-graduada em gestão ambiental e mestre em políticas públicas. Atualmente trabalha como diretora de comunicação na empresa Ai Press. É a jornalista responsável também pelos conteúdos dos Portais de Notícia: Vila Nova Conceição SP / Moema SP / Vila Olímpia SP / Itaim SP / Jardins SP / Perdizes SP. Leciona disciplinas da área de comunicação para as turmas de Jornalismo, Web Design, Publicidade e Propaganda e Audiovisual da faculdade Anhanguera Vila Mariana.


Fique à vontade para Compartilhar com amor com seus amigos! ❤

POST A COMMENT.