abril 20, 2024 2:45 PM

Search
Close this search box.

#PraCegoVer: uma hashtag pela acessibilidade!

#PraCegoVer: muito mais que uma descrição, uma hashtag pela acessibilidade!

Você já se deparou com a hashtag #PraCegoVer em algum post do Facebook? Pois bem, ela faz parte de um projeto da rede social para colaborar na introdução de pessoas com deficiência visual na plataforma.

A proposta é incentivar a cultura da acessibilidade, permitindo que, por meio da utilização da hashtag, qualquer pessoa consiga ter acesso ao que está presente na foto.

Cegos ou pessoas com baixa visão utilizam computadores e smartphones com softwares de acessibilidade, chamados “leitores de tela”. Estes programas reconhecem o material textual na tela em que se está navegando e o transforma em áudio, por meio de vozes sintetizadas.

Porém, esta ferramenta não descreve arquivos em formatos de imagem, como JPEG e PNG, por exemplo, tornando o conteúdo inacessível. Uma maneira de viabilizar a acessibilidade de imagens, tirinhas e gifs é descrevê-las na postagem, de forma direta e sem interpretação do conteúdo. 

Forma de usar a hashtag #PraCegoVer

O modo de usar a hashtag #PraCegoVer é simples e qualquer um pode utilizar. Basta adicionar a hashtag  #PraCegoVer com a descrição do que está presente na imagem, começando pela explicação do que a se trata, como figura, charge, desenho ou fotografia.

#DicaInclusiva: desenvolva um texto rápido e conciso sobre os detalhes, a sequência de imagens e escritas, sempre da esquerda para a direita e de cima para baixo. Não é necessário colocar cada cor de cada objeto, ok?!!

Bem, finalizado o trabalho, a definição deverá ser narrada por aplicativos de áudio descrição, facilitando a compreensão dos deficientes visuais.

Exemplos de páginas que usam hashtag #PraCegoVer

Para compreender melhor, basta procurar na internet páginas no Facebook que já utilizam esta ferramenta e auxiliam a leitura dos deficientes visuais, como nas páginas da Coca-Cola, do Conselho Nacional de Justiça e da Prefeitura da Cidade de São Paulo no Facebook.

Como surgiu a hashtag #PraCegoVer?

A ideia partiu da professora especialista em educação especial na perspectiva da educação inclusiva, Patrícia Braille, que buscou tirar a perspectiva dos livros para a internet. O conceito que antes era especializado para o Facebook, ganhou notoriedade, expandindo-se para outras plataformas.

Vale lembrar que 19% da população brasileira tem alguma deficiência na visão, 30% apresenta presbiopia (também conhecida como vista cansada) e 25% são analfabetos ou semi-analfabetos. Grande parte da população não tem acesso aos seus conteúdos.

Boas práticas para usar a hashtag #PraCegoVer

Uma maneira de viabilizar a acessibilidade de imagens e afins é descrevê-las na postagem, de forma direta e sem interpretação do conteúdo.

Dicas importantes para fazer descrição de imagens:

#PraCegoVer: uma hashtag pela acessibilidade! 1 Descreva o que você vê na imagem, sem julgamentos ou opiniões.

#PraCegoVer: uma hashtag pela acessibilidade! 1 Seja objetivo na descrição. Diga o suficiente para que a ideia geral seja transmitida.

#PraCegoVer: uma hashtag pela acessibilidade! 1 Em caso de memes, cujo intuito é, na maioria das vezes, cômico, a descrição também pode ser cômica, contanto que não confunda o leitor.

#PraCegoVer: uma hashtag pela acessibilidade! 1 Sinalize, antes da descrição, com alguma palavra ou expressão que mostre que a imagem será descrita. Assim, além de ser acessível, esta atitude será educativa para quem nunca pensou sobre o assunto.

#PraCegoVer vila nova conceicao

Unindo forças, a acessibilidade será possível em todos os âmbitos. Faça parte! #PraCegoVer: uma hashtag pela acessibilidade! 10😎#PraCegoVer: uma hashtag pela acessibilidade! 12#PraCegoVer: uma hashtag pela acessibilidade! 14😃

Descrição da Imagem #PraCegoVer: plano de fundo branco. Ilustração com o símbolo de uma hashtag na cor azul e um símbolo da pessoa com deficiência visual no centro, cor branca. Rodapé: um quadrado na horizontal, cor azul claro com o texto: #PraCegoVer.

Lado direito, o logo da Prefeitura de São Paulo – Pessoa com Deficiência. – SMPED – Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência.

Vale lembrar que aqui no Portal de notícias Vila Nova Conceição SP nós decidimos tornar nosso conteúdo  acessível também através de áudio descrição e incluir milhares de pessoas com dificuldades de visão e leitura.

Desde o início de 2018 usamos o player da startup Audima que tem como objetivo democratizar o acesso a conteúdos online. Ahhhh… Se você é criador de conteúdo online, você também pode usar esse player na sua plataforma, e de graça (tem também uma versão paga). Em poucos minutos, seus artigos estarão disponíveis em áudio para as pessoas.

Leia também: 

XIX Encontro Internacional Virtual Educa
Aulas de teatro ajudam no aprendizado 
Robótica Educacional promove integração entre disciplinas curriculares

Vila Nova Conceição SP

Vila Nova Conceição SP

LEIA MAIS NOTÍCIAS EM VILA NOVA CONCEIÇÃO SP. O Portal Via Nova Conceição SP faz parte da Rede SP de Notícias. Há 7 anos, conectando pessoas, gerando valor!

Veja também...

Pular para o conteúdo