março 23, 2024 2:40 PM

Search
Close this search box.

Rádio uma paixão na comunicação

Por Ilana Alves

Rádio… particularmente minha paixão na comunicação. Foi uma escola para mim. Onde trabalhei por muitos anos, onde conheci meu marido, onde encontrei pessoas e profissionais maravilhosos que me ajudaram, que são meus amigos até hoje.

Rádio, um veículo mágico, dinâmico, imediato, instantâneo. Ele tem sobrevivido a muitas novidades tecnológicas. Tem se reinventado com o passar dos anos. Houve um tempo em que eu pensei que fosse morrer!

Foram muitos debates e estudos em sala de aula com alunos e com professores. Muita história para contar.

Na aula de hoje, online, com as turmas de Audiovisual e Publicidade e Propagada, para a disciplina Criação e Produção Publicitária em Rádio, da Faculdade Anhanguera, abordamos:

O que é Rádio, Conceitos de radiodifusão, AM/FM, Rádio Comunitária, Rádio Digital, PodCast, Rádio Online, Características do Rádio e Gêneros radiofônicos.

Ao longo do tempo o Rádio foi perdendo algumas de suas características exclusivas, como a interatividade. Antes da internet a característica interatividade era praticamente sua, já que na tv e nos veículos impressos a interação não costumava ser momentânea e ao vivo.

Hoje, ainda preserva suas raízes, porém com algumas mudanças.

Dentre as Características do Rádio estão:

1Linguagem oral: até o ouvinte analfabeto entende a mensagem;

2 – Penetração: é o mais abrangente dos meios de comunicação. Leva a informação, entretenimento e educação nos pontos mais distantes do planeta;

3 – Regionalismo: a força do jornalismo em uma emissora é o instrumento que dá a ela a sensação de ser verdadeiramente local. O regionalismo é uma marca fundamental do rádio;

4 – Intimidade: Ao mesmo tempo que atinge milhares de pessoas, o rádio é voltado para o indivíduo em particular. As palavras, as formas da linguagem são pensadas para o ouvinte com suas particularidades. “amigo ouvinte”, “você dona de casa”, “caro ouvinte”…

5 – Função Social: Atua como agente de informação e formação social: fornece informação e emprego; atua como vigilante de quem tem o poder; ajuda a desenvolver objetivos comuns e opções políticas; contribui para cultura artística e divulga idéias.

6 – Mobilidade: do ângulo do ouvinte – o rádio pode ser levado a qualquer lugar; do ângulo do emissor – como exige um aparato tecnológico menos sofisticado do que a tv, por exemplo, pode estar com mais facilidade no local dos fatos e transmitir com mais facilidade a informação;

7 – Baixo custo: em relação ao ouvinte – há no mercado vários tipos de aparelhos de rádio; em relação ao anunciante – não requer investimentos publicitários elevados. Não é uma mídia cara;

8 – Imediatismo: permite a concomitância entre o fato e a sua divulgação, isto é, o ouvinte recebe a informação no momento em que ela ocorre, em tempo real;

9 – Instantaneidade: a mensagem só atingirá o ouvinte se ele estiver exposto a ela. não há possibilidade de voltar e reouvir a notícia;

10 – Sensoriedade: é o poder imagético, o poder de despertar a imaginação através da emoção obtida pelas palavras e pelos recursos de sonoplastia, que mantém o rádio vivo;

11 – Interatividade: é a participação do ouvinte durante a programação.

Falar de Rádio é entrar em um mundo de possibilidades que em um artigo não caberia.

Nos vemos na próxima! 😉

Ilana Alves é jornalista, pós-graduada em gestão ambiental e mestre em políticas públicas. Atualmente trabalha como diretora de comunicação na empresa Ai Press. É a jornalista responsável também pelos conteúdos dos Portais de Notícia: Vila Nova Conceição SP / Moema SP / Vila Olímpia SP / Itaim SP / Jardins SP / Perdizes SP.

Vila Nova Conceição SP

Vila Nova Conceição SP

LEIA MAIS NOTÍCIAS EM VILA NOVA CONCEIÇÃO SP. O Portal Via Nova Conceição SP faz parte da Rede SP de Notícias. Há 7 anos, conectando pessoas, gerando valor!

Veja também...

Pular para o conteúdo