Atividade física! Pesquisa do Ministério do Esporte revela que o sedentarismo atinge quase metade da população brasileira.
O estudo apontou que 45,9% dos brasileiros, ou seja, 67 milhões de pessoas, não realizam nenhuma atividade física.
De acordo com o presidente do Conselho Regional de Educação Física da 6ª Região (CREF6/MG) e doutor em Ciências do Desporto, Claudio Augusto Boschi, o sedentarismo é considerado, em nível de políticas públicas, uma epidemia mundial. “Os altos índices de pessoas que não praticam atividades físicas mostram que é preciso mudar a mentalidade em relação à importância dos exercícios para uma rotina mais saudável.”
O estudo do Ministério do Esporte ainda mostra que no Sudeste, com sedentarismo verificado em 54,4% da população, o índice é superior ao registrado nacionalmente. “O poder aquisitivo da região Sudeste é considerado um dos maiores do país e isso faz com que as pessoas tenham acesso a muitas tecnologias que as deixam acomodadas. Antigamente, elas caminhavam mais para chegar aos locais de trabalho e até mesmo ao comércio. Hoje em dia, o comodismo faz com que elas se locomovam apenas de carro”, afirma Boschi.
Atividade Física! Sedentarismo e obesidade, saiba como evitar
A má alimentação e a falta de hábitos saudáveis resultam em obesidade, aponta o estudo do Ministério do Esporte.
Situação que é agravada pelas atividades e obrigações diárias que sobrecarregam a vida, com isso as pessoas acabam deixando de lado a saúde e o bem estar. O que leva ao sedentarismo.
O sedentarismo aliado à má alimentação aumenta do índice de morte prematura e o desenvolvimento de doenças como diabetes, pressão alta, problemas articulares e cardíacos, depressão e câncer.
Inclua bons hábitos à sua rotina
Caminhar 30 minutos por dia, trocar elevadores por escadas, ter uma alimentação equilibrada e um sono tranquilo todos os dias é o mais indicado para ser praticado e incluído na rotina, entre as obrigações diárias. Isso já reduz em 50% o risco de doenças cardiovasculares.
Se sentir motivado para fazer atividade física diariamente não é uma tarefa fácil.
Para Boschi, estabelecer metas pode ajudar na motivação. “Todos os seres humanos se sentem incentivados a fazer coisas que vão trazer benefícios a eles. Por isso, é importante pesquisar todas as vantagens proporcionadas pelo exercício, antes de iniciá-lo, pois dessa forma a pessoa pode ficar mais animada para se exercitar e obter os resultados que deseja. Para atingir um maior número de pessoas, é fundamental também ter ações de incentivo às atividades físicas e aos benefícios desse hábito, como iniciativas públicas mais eficazes”, destaca.
No entanto, segundo Claudio Boschi, antes de iniciar a prática de atividade física, é necessário passar por uma avaliação e fazer exames médicos para evitar outros problemas de saúde. “Quem quer fazer alguma atividade física deve praticá-la com consciência. Uma avaliação física é fundamental, além da orientação com profissionais capacitados. Durante a prática, se manter hidratado, evitar o horário de pico, das 11h às 16h para atividades ao ar livre, e não fazê-las no início do dia sem nenhuma alimentação são dicas importantes”, acrescenta.
Por Karen Gomes.
LEIA MAIS NOTÍCIAS EM VILA NOVA CONCEIÇÃO SP. O Portal Via Nova Conceição SP faz parte da Rede SP de Notícias. Há 7 anos, conectando pessoas, gerando valor!