Semana Nacional de Trânsito – Seja você a mudança. Você sabe quais as três principais causas de acidentes no Brasil? Falta de atenção, excesso de velocidade e a perigosa mistura “Álcool e Direção”. Esses três fatores estão relacionados à imprudência dos condutores, ou seja, ações que poderiam ser evitadas.
É muito importante que as pessoas entendam que estas atitudes podem gerar consequências muito graves para elas e para outras pessoas. Todo mundo sabe que dirigir seu veículo falando, ou digitando, no celular aumenta drasticamente o risco de provocar acidentes, pois o motorista se distrai e com isso diminui o tempo de reação para um evento inesperado como uma freada brusca do veículo da frente ou uma criança que atravessa a rua correndo.
Mas o que vemos nas ruas não é bem esse cenário. Motoristas falando ou mandando mensagens no celular é o que mais vemos pelas ruas aqui de São Paulo. E não apenas motoristas… ciclistas e motociclistas não ficam longe.
Não é raro ver os “motoboys” falando ao celular, com o “truque” que é realizado “enroscando” o aparelho na parte inferior do capacete, junto ao maxilar, para poder falar enquanto conduz a moto. E também nada raro encontrar ciclistas não respeitando a faixa de pedestres, calçadas e semáforos fechados. Cuidado, Respeito e Atenção são as regras.
E são regras para todos!! O mesmo vale para o pedestre: se atravessar a rua olhando para o telefone e um carro ou uma moto furar o sinal vermelho, a pessoa não terá nem a chance de evitar o atropelamento.
Então, qual a saída? Informar, Educar e Concientizar a população. Aí é que entra o principal papel da Semana Nacional de Trânsito. Prevista na Lei 9503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito, é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, com a finalidade de informar e formar a sociedade. O objetivo é chamar a atenção da população através da distribuição de folhetos educativos com mensagens e dicas de segurança.
Semana Nacional de trânsito: Dicas de segurança
Vamos listar algumas recomendações de segurança que estão no folheto que a Polícia Militar distribuiu pelas ruas aos motoristas, pedestres e principalmente aos motociclistas:
Motociclistas
– A instalação de antena apropriada previne acidentes com a linha de cerol (mistura de colo com vidro moído que é aplicado em linhas de das pipas).
– Em caso de chuva ou neblina reduza a velocidade e redobre a atenção. Além do risco de derrapagem na pista molhada a visão fica muito prejudicada.
– O capacete é o equipamento obrigatório de segurança. Ele deve estar sempre afivelado (preso) e com a viseira abaixada.
– Observe o selo INMETRO. Em caso de forte impacto em seu capacete, troque-o para garantir sua segurança.
– Não costure entre os demais veículos.
– Pilote a moto sempre de farol aceso, inclusive durante o dia.
Motoristas
– Nunca dirija com sono, cansado ou sob o efeito de bebidas alcoólicas.
– Não trafegue pelo acostamento, pois além de ser infração gravíssima, pode colocar em risco a vida do condutor, do passageiro e dos pedestres.
– Respeite a sinalização de trânsito e os limites de velocidade.
– Ultrapasse sempre pela esquerda.
Seja conciente! Quando falamos de trânsito, falamos de vidas. Da sua vida, da sua família, dos seus amigos. Seja responsável, faça sua parte!
SERVIÇO
Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran)
Tel.: 190 (Polícia Militar)
181 (Disque-denúncia)
193 (Corpo de Bombeiros)
Facebook: www.facebook.com/cptran.sp
Site: www.policiamilitar.sp.gov.br
LEIA MAIS NOTÍCIAS EM VILA NOVA CONCEIÇÃO SP. O Portal Via Nova Conceição SP faz parte da Rede SP de Notícias. Há 7 anos, conectando pessoas, gerando valor!