Novembro Azul, movimento que surgiu em 2003, na Austrália em 2003, durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata (comemorado em 17 de novembro).
O foco da campanha é conscientizar os homens para que façam o exame de próstata, principalmente aos 50 anos e mais ainda para aqueles que são do fator de risco, que envolve história familiar forte para câncer de próstata e afrodescendentes.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). É o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.
- Estimativa de novos casos: 68.800 (2014)
- Número de mortes: 13.772(2013 – SIM)
O que é a Próstata?
A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen.
Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual.
O câncer de próstata é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.
Alguns tipos de câncer de próstata podem crescer e se espalhar rapidamente, mas a maioria se desenvolve lentamente. De fato, estudos de autópsia mostram que muitos homens mais velhos, e até mesmo alguns homens mais jovens, que morreram de outras doenças também tiveram câncer de próstata sem que nenhum sinal ou sintoma fosse apresentado.
O câncer de próstata em estágio inicial geralmente não causa sintomas pelo que é mais difícil o diagnóstico, mas em estágio avançado o diagnóstico se torna mais fácil principalmente devido aos sintomas que o paciente apresenta.
Câncer de Próstata: Diagnóstico
Em caso de suspeita de câncer de próstata deve se realizar o exame físico, incluindo o exame de toque retal. O exame de toque retal é realizado para poder checar a consistência da próstata, o tamanho e se existem lesões palpáveis através do reto na glândula. O exame de toque também é utilizado junto com o PSA (antígeno prostático específico) na suspeita de o câncer de próstata.
LEIA MAIS NOTÍCIAS EM VILA NOVA CONCEIÇÃO SP. O Portal Via Nova Conceição SP faz parte da Rede SP de Notícias. Há 7 anos, conectando pessoas, gerando valor!