novembro 16, 2024 2:54 PM

Search
Close this search box.

O Réveillon está quase aí e você tem tantos pedidos para o ano de 2016 que nem imagina a cor que vai usar para passar a meia-noite.

A cor é o elemento de maior impacto no nosso visual. Através delas somos capazes de transmitir algumas mensagens e até mesmo de influenciar o nosso psicológico.

Desde a chegada dos escravos no Brasil, no começo do Século XVI, uma série de crenças em relação às cores chegou e se manteve com os escravos negros que vieram da África, através do candomblé.

Uma delas é que o uso da cor branca na sexta-feira é para pedir paz e agradecer as bênçãos da semana.

Levante a mão quem não acredita que o branco é fundamental para trazer paz no ano novo?

Ou quem não têm nenhuma crença, não passa debaixo de escada ou dá três pulinhos para trás quando vê um gato… preto!!!!

A partir destas crenças, preparei um guia para que você possa consultar e fazer a escolha da cor que mais se adapta às suas prioridades e desejos, tudo para entrar em 2016 com o pé direito e muita energia positiva! Voilà!!!!

Antes de mais nada, fique sempre atento aos tons das cores. As cores claras transmitem uma mensagem de maior acessibilidade, leveza, descontração, amizade e informalidade. As escuras, passam a mensagem de autoridade, força, formalidade, seriedade, poder e drama.

Para que seu ano comece leve e com muito equilíbrio, opte por tons claros e suaves.

Branco – É a junção de todas as cores. Transmite uma mensagem de simplicidade, otimismo, harmonia, simplicidade e divindade. No lado psicológico, nos passa uma purificação nos pensamentos. O branco repele as energias negativas e eleva as vibrações.

Na vestimenta, passa confiabilidade, sofisticação, inocência e paz. Mas cuidado, se você estiver no Japão, o branco tem o significado de luto!

Cinza – Transmite uma mensagem de sabedoria, confiabilidade, velhice e seriedade. Não é à toa que dizemos que quando o céu está cinza, o dia fica mais triste. É uma cor ótima para trabalhos formais, para usar em entrevistas… mas evite usar no Réveillon!!!

Amarelo – amarelo vibra! É uma cor quente. Transmite uma mensagem de criatividade, otimismo, riqueza e divindade. Na índia, as cerimônias nos templos são comemoradas com muito amarelo.

Psicologicamente, ativa nossa memória, incentiva a comunicação e estimula nossos processos mentais. Na vestimenta, pode ser um pouco cansativo se você se vestir da cabeça aos pés pois a cor é muito vibrante. Para o Réveillon, o amarelo-ouro está associado à riqueza, dinheiro e ouro.

Laranja – Resultado da mistura das cores primárias vermelho e amarelo, o laranja traz alegria, vitalidade, entusiasmo e senso de humor. É uma cor super estimulante e estimula a atividade e o apetite (avoid!). Por ser muito vibrante, como o amarelo e o vermelho, pode promover algumas vibrações negativas. Na vestimenta, essa cor deve ser evitada por pessoas nervosas ou irritadiças.

Azul – O azul passa tranquilidade, harmonia e serenidade. É a cor que simboliza a água e o infinito. Azul é a cor da realeza, da aristocracia. Você já deve ter ouvido falar a expressão sangue azul.

Psicologicamente, o azul nos acalma e pode até trazer sonolência.

O azul marinho, estimula o pensamento claro e ajuda na produtividade. Na vestimenta, o marinho transmite a ideia de organização e honestidade. Ótimo para ser usada em ambientes corporativos.

Se você quiser muita calma, equilíbrio e tranquilidade para 2016, invista em uma peça azul no Réveillon.

Verde – O verde é a cor da esperança, da renovação, da juventude. Simboliza a natureza e o dinheiro.

Essa cor acalma e traz equilíbrio ao corpo e ao espírito. É uma cor de conexão com a natureza.

Na vestimenta, tons de verde mais claros trazem novidade enquanto os tons mais escuros passam uma mensagem de prestígio e nobreza.

Rosa – É a cor da feminilidade, da ternura, do romantismo. Enquanto tons de rosa claro estão associados ao amor e romantismo e transmitem a mensagem de acessibilidade, o rosa mais escuro, pink, está ligado à sensualidade e sedução. Para obter facilidade no amor em 2016, use a cor rosa.

O Rosa quartz, um tom bem clarinho, foi eleito pela Pantone como a cor de 2016. Prepare-se para ver a cor na maioria das vitrines a partir de fevereiro.

Vermelho – Transmite uma mensagem estimulante, apaixonada, cheia de energia. Vermelho é a cor da paixão. É uma cor quente, super vibrante, a cor do sangue, do fogo.

Curiosidade: Na Índia, as mulheres se casam de vermelho.

A cor, na vestimenta, transmite sensualidade e perigo. Se usada em excesso, provoca inquietação e nervoso. Tons de ameixa e vinho transmitem sofisticação.

Se o seu pedido para 2016 é um grande amor e muita paixão invista na lingerie vermelha ou pinte suas unhas com a cor.

Preto – Ah, o pretinho básico! Preto é chique, passa a mensagem de sofisticação, mistério, poder. Mas também pode ter um lado negativo, significando luto e tristeza.

A cor preta nos faz sentir discretos e até mais magros, pois o preto é uma cor que cria a ilusão de ótica de diminuição na silhueta (tons escuros promovem essa ilusão). Preto é a cor mais escura de todas as cores.

Evite preto no seu Réveillon se for passar aqui na praia. Opte por uma cor mais clara e alegre.

Em alguns Países da Europa, muitas pessoas passam o Réveillon em festas sofisticadas com essa cor.

Metais – os metais são ótimas escolhas para acessórios nas festas. Transmitem uma mensagem de glamour e refinamento.

Se escolher o dourado, lembre-se que este brilho está associado ao ouro e a riqueza. É uma cor de poder e energia (assim como o amarelo ouro). A cor dourada é associada ao passado, ao conservador, mas fica chiquérrima se usada com o branco.

Já o prata, é a cor relacionada ao futuro, ao moderno, às novidades. Ótimo para você escolher se quiser coisas novas para seu ano 2016. Só tome cuidado para não exagerar e ficar parecendo uma pessoa cibernética. Use os metais em uma das peças ou em acessórios.

Cores a parte, o mais importante, é que você entre em 2016 com muita vontade, brilho, saúde, fé e cercado das pessoas que te fazem feliz. Isso já é meio caminho andado para muito sucesso em 2016.

Fontes usadas para o texto:
significados.com.br
Apostila de cores de consultoria de imagem

vila nova conceicaoCristiana Galotti, Publicitária formada pela FAAP, sempre foi apaixonada por moda. Adepta do estilo Hi-lo, trabalhou por 19 anos nas maiores editoras do País. Colunista de moda, Personal Shopper e Consultora de imagem, faz palestras em lojas de marcas conhecidas na Cidade de SP e também atende o Mercado Corporativo. Contato: cgalotti@hotmail.com

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo