novembro 23, 2024 2:01 PM

Search
Close this search box.

Quer pedalar mas não tem incentivo? Não tem companhia? Nós sabemos como é ruim tentar se habituar a uma vida saudável, mas hoje em dia com obrigações e a falta de tempo é complicado ter um pouco mais de disposição para correr ou pedalar.

E convenhamos que pedalar a noite nas ruas de São Paulo é lindo, ecologicamente correto e faz muito bem para a saúde. E você ainda faz amizades e conhece a cidade com a “magrela”.

Segundo Renato Sievers, responsável pela comunicação do grupo Bike N Beer a ideia é que esses passeios ajudem um pouco as pessoas a aprender a pedalar na cidade, o que é bem diferente de fazer trilhas. Assim, os ciclistas devem sinalizar sua intenção com o braço, observar as regras de circulação, procurar respeitar semáforos e preferências, evitar transitar pela contra-mão e manter-se sempre visíveis e previsíveis. E, sobretudo, estar alertas, porque distrações no trânsito são sempre perigosas.

“A intenção é também que o passeio chame a atenção de outras pessoas para as vantagens de se transitar de bike pela cidade. Para isso é importante respeitar pedestres, dando-lhes sempre a preferência, e negociar em situações de “conflito” com o transporte motorizado, evitando um contato agressivo – a simpatia é a arma do convencimento” comenta Renato Sievers.

Na vizinhança, como Moema e Itaim Bibi, alguns ciclistas amadores se reúnem a noite para pedalar nas principais avenidas do Bairro. Mas existem diversos grupos em outros bairros como Higienópolis, Jardim América, Jardim Paulista que também entraram na brincadeira…

Pedalar – Para participar do grupo é bem simples

*Chegue 30 min antes do horário combinado no ponto de encontro. Mas se chover no dia, alguns grupos cancelam o passeio.

* Se você não está acostumado a pedalar muitos quilômetros, fique atento ao grupo que irá se incluir, pois tem grupos que pedalam até 50km por dia/noite.

*Dê uma revisada na bicicleta e não esqueça dos acessórios de segurança. Se a pedalada for noturna, não pode faltar  luzes dianteira e traseira.

* Leve água e um lanche leve para comer durantes as paradas enquanto descansa. Alguns grupos sempre param para descansar em lanchonetes e postos de conveniência.

Lista dos grupos que se reúnem para pedalar 

Corrente do Pedal: Eles se encontram para pedalar quase todos os dias da semana.  As segundas, quartas e quintas são para ciclistas de nível intermediário, para quem já está acostumado a pedalar.  Nas terças se encontram os iniciantes e para quem pedala longas distancias em altimetrias variadas.

Sempre às 21h no Parque das Bicicletas, na Alameda Iraé nº35 em Moema.

Mais informações no Facebook

Mais Bike: O grupo é formado por amadores que trabalham em um laboratório, e saem para pedalar em um ritmo bem mais tranquilo, com o foco no passeio e no bem-estar.

Sempre as segundas feiras, as 20h30 na Rua Sergipe, nº 120 – Higienópolis.

Mais informações: (11) 3929-8100 ou Facebook.

Pedala Bike Shop: A loja de artigos para ciclismo promove para amigos e clientes um passeio em ritmo moderado.

Sempre às terças, às 21h. na rua Itatiaia, 298, próximo ao Metrô Conceição.

Mais informações  (11) 4999-6541 , no Site ou Facebook.

Bike N Beer  Para você que gosta de pedalar nas imediações da Avenida Paulista, esse grupo se encontra na Alameda Lorena. Às terças o passeio é tranquilo, voltado aos ciclistas iniciantes. Mas se você quiser um ritmo mais acelerado, pode se juntar com o grupo às quintas. Os organizadores do grupo exigem que todos usem roupas claras e equipamento de segurança.

O encontro para pedalar é sempre as terças-feiras na Alameda Lorena, nº 200 – Jardins E às quintas-feiras na Rua Honduras nº 1400 – Jd Paulista. Sempre as 21h.

Mais informações (11) 94311-5301  ou Facebook

Saia na Noite: Atenção mulherada! Esse grupo se reúne há 23 anos com mulheres de todas as idades. O objetivo é iniciar as mulheres na atividade de pedalar. Por isso o passeio é ideal para fazer amizades e bater um papo, pois o trajeto é mais tranquilo e com mais paradas. Elas se encontram da Alameda Gabriel Monteiro da Silva, nº 1864 – Jardim América, sempre às terças feiras, das 21h às 23h.

Mais informações: (11) 3082-8027,  Site ou Facebook

Avanti Bike é um grupo que reúne a GoBiking e a loja Avanti Bike. Nas segundas-feiras, o pessoal faz um passeio mais tranquilo com paradas e poucas subidas. Mas para quem é nível intermediário, nas quartas o trajeto é maior, com 35km com poucas paradas e algumas subidas.

Segundas e quartas, às 20:30 na Rua Inhambú, nº515 em Moema

Mais informações: (11) 97133-4545 ou Facebook

A Bike Clube SP pedala três vezes por semana, em diversos ritmos. Na quinta-feira o ritmo é moderado e o grupo pedala de 25 a 30km em aproximadamente 2:30h. Ou seja, neste dia é somente para quem já costuma pedalar.

Você pode encontrar o grupo às 21h na Rua Ribeirão Claro, 26 – Itaim Bibi.

Mais informações no Facebook

Para quem ainda não tem dia certo para pedalar, o grupo Biketoor se reúne para pedalar quase todos os dias. Mas na sexta-feira eles se juntam com o Excluídos do Asfalto para realizar uma pedalada gastronômica. Sempre às 20h próximo ao Cemitério de Congonhas, na Avenida Sargento Lourival Alves de Souza, nº 352.

Mais Informações : (11) 3624-6830 ou Facebook

“Ah, mas eu não tenho Bike, e agora?”

CALMA!!! A BikeTour SP empresta bikes e equipamentos de segurança para fazer um passeio ciclístico em grupo bem tranquilo por vários pontos da cidade. Para facilitar o entendimento do guia enquanto pedala, o capacete possui um sistema de áudioguia para receber informações dos lugares visitados.

Sempre aos sábados e domingos, as 9h, 10h30, 12h, 13h30 e 15h. Cada roteiro possui um ponto de encontro.

Para participar é necessário se inscrever no site.

Pedalar é muito bom!! Você faz nova amizades, se exercita e colabora com o meio ambiente.

Bom divertimento 🙂

Saiba onde encontrar as Ciclofaixas para poder pedalar tranquilo

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo