novembro 16, 2024 2:51 PM

Search
Close this search box.

Os 15 aeroportos responsáveis por 80% da movimentação de passageiros da aviação regular no Brasil mantiveram o nível de 86% de aprovação no 2º trimestre de 2016, segundo resultados da Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro, realizada pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.

Aí você se pergunta: “mas o que isso significa”? Significa que a maioria dos passageiros ouvidos, numa escala de 1 a 5, avaliaram com nota 4 (bom) ou 5 (muito bom) os principais aeroportos do País.

Neste trimestre, a média de todos os aeroportos foi 4,16. Os indicadores de facilidades ao passageiro, serviços prestados por companhia aérea, infraestrutura aeroportuária e serviços públicos também mantiveram um nível de 74% de aprovação no período, com notas igual ou superior a 4.

Aeroportos: Classificação Nacional

Entre os terminais, o mais bem classificado pelos usuários foi o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba (PR), que recebeu nota 4,64 dos passageiros. Assim, repetiu a classificação de melhor aeroporto do País na opinião dos clientes obtida no ano passado.

Já o Aeroporto Santos Dumont (RJ) ficou em segundo lugar, com nota 4,44; seguido de Guarulhos (SP), com 4,40; Recife (PE), com 4,36; e Viracopos (SP), com 4,34.

aeroportos
Disponibilidade de assentos nas salas de embarque foi um dos indicadores da pesquisa.

Entre os aeroportos que mais melhoram o desempenho em relação ao mesmo período do ano passado estão Guarulhos (8,8%) e Santos Dumont (8,6%), duas das principais portas de entrada para a Olimpíada e Paralimpíada.

“Mais uma vez, entre os cinco melhores terminais, três são da rede Infraero, o que destaca cada vez mais a disputa saudável e aprimoramento dos gestores aeroportuários na prestação dos serviços aos passageiros, após o início da série histórica, em 2013″, afirmou o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella.

Aeroportos: Critérios da pesquisa

Foram avaliados indicadores como: tempo de espera em filas, restituição de bagagens, sensação de segurança, limpeza dos sanitários, disponibilidade de tomadas e sinal de internet.

Dos 38 indicadores avaliados, Curitiba alcançou a maior nota em 15 deles, como: qualidade da sinalização no aeroporto (4,48), disponibilidade de sanitários (4,52). No quesito atendimento na aduana, o terminal recebeu nota máxima.

Outros indicadores que tiveram a melhor avaliação entre todos os aeroportos foram tempo de fila de aduana e cordialidade dos funcionários da emigração (4,98); limpeza geral do aeroporto (4,84); e disponibilidade de assentos na sala de embarque (4,82).

Aeroportos: Pesquisa

Desde 2013, a Secretaria de Aviação divulga trimestralmente a pesquisa permanente que mede a satisfação dos passageiros em itens de infraestrutura, atendimento, serviços e gestão.

A medição é realizada nos 15 principais aeroportos do Brasil, responsáveis por 80% do movimento de passageiros no País.

Ao todo foram realizadas 13.452 entrevistas nos meses de abril, maio e junho de 2016. Desde que o levantamento começou a ser realizado em 2013, mais de 225 mil pessoas foram ouvidas, e o nível de confiança do estudo é de 95%, com margem de erro de 5%.

E você, concorda com essa pesquisa?

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo