novembro 16, 2024 11:52 AM

Search
Close this search box.

A campanha de vacinação antirrábica vai até dia 16 de setembro, das das 9h às 16h. Podem ser vacinados cães e gatos.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ-SP) disponibiliza 28 postos pelas Supervisões de Vigilância em Saúde (SUVIS), espalhados pela cidade.

A divisão de pertence a Vila Nova Conceição, Moema, Vila Olímpia, Campo Belo, Brooklin e Itaim e a da Vila Mariana. Confira os pontos de vacinação nas imagens no fim da matéria e outros pontos no link final.

Até 31/08 foram vacinados 829.377 animais, sendo 604.146 cães e 225.231 gatos.

Vacinação – Recomendações

O proprietário deverá identificar, no cartão de vacinação, o nome do cão ou gato e nº do Registro Geral Animal (RGA). Este documento ou comprovante atesta a vacinação contra a raiva, com validade de um ano.

Todos os cães e gatos com mais de três meses de idade devem receber a vacina, exceto os doentes (animais com diarreia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, convalescentes de cirurgias ou outras enfermidades).

Todos os cães devem estar com coleira e guia. A focinheira é obrigatória em animais bravos.

Vale lembrar que gatos são mais assustados. Portanto, devem ser levados em caixas de transporte ou similar, evitando fugas ou acidentes.

Somente adultos com condições de conter os animais devem conduzi-los ao local de vacinação.

Sobre a Raiva

A Raiva é uma doença transmissível, caracterizada pelo contágio direto (mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou morcegos infectados). A vacinação anual garante a manutenção do controle da doença nas populações de cães e gatos e, por consequência, na população humana. De acordo com o CCZ-SP, não há registro de casos de Raiva humana no Município desde 1981.

Outras práticas importantes para a prevenção da raiva

Mais informações: www.prefeitura.sp.gov.br

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo