O mercado Imobiliário parece ter boas notícias a partir deste segundo semestre, por conta das medidas promovidas pelo Governo Federal.
Exemplos dessas medidas foram as novas regras para financiamento da Caixa Econômica Federal e a decisão de manter parte do Programa Minha casa minha vida.
Segundo as novas regras de financiamento, os mutuários da Caixa Econômica Federal poderão financiar imóveis de até R$ 3 milhões. Anteriormente as regras de financiamento era de imóveis de, no máximo, R$ 1,5 milhão.
Outra mudança aconteceu no limite de crédito. A Caixa anunciou que passará a financiar uma parcela maior dos imóveis por meio do Sistema Financeiro Imobiliário.
Mercado Imobiliário: o que muda
A cota de financiamento de imóveis usados também teve mudança, subiu de 60% para 70% do valor total. Para os interessados em aquisição de imóveis novos, terrenos, construção em terreno próprio, reforma ou ampliação a cota também mudou. Passou de 70% para 80%.
Também houve alteração nas operações onde haverá quitação de financiamento com outra instituição financeira. A cota de financiamento, nesses casos, subirá de 50% para 70%.
Vale lembrar que em maio de 2015, o teto para financiamento de imóveis adquiridos pelo Sistema Financeiro Imobiliário tinha caído para 40% e tinha sido reajustado para 60% em maio do mesmo ano.
Parece que essas medidas tem como objetivo movimentar os bancos privados para o mesmo caminho, e dar uma injeção de confiança e ânimo no setor.
Em meio a essas modificações de curso no mercado imobiliário, o índice de medição de preços do mercado, denominado IPH – Índice Properati Hiperdados, apresentou variações de queda e de alta em função das flutuações e instabilidade da economia.
A confiança dos empresários do mercado imobiliário parece estar em alta, segundo estudo publicado, em julho/2016, pela Fundação Getúlio Vargas. O Índice de Confiança da Construção subiu para 70,7 pontos, o mais alto nível desde agosto de 2015.
LEIA MAIS NOTÍCIAS EM VILA NOVA CONCEIÇÃO SP. O Portal Via Nova Conceição SP faz parte da Rede SP de Notícias. Há 7 anos, conectando pessoas, gerando valor!