novembro 23, 2024 2:07 PM

Search
Close this search box.

Transformar a dor da perda de um amigo em inspiração e arte não é para qualquer um. A bela lição de vida a ser contada aqui veio do coração de uma garotinha, a Isadora.

O cãozinho Zig, 12 anos, entrou na vida da Isadora Sérvulo Vieira Valdívia em fevereiro deste ano. Ela ainda tinha nove anos. Desejado há cinco anos, Zig foi encontrado no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ-SP). Amado desde o primeiro minuto que ganhou o sobrenome Sérvulo Vieira Valdívia, Zig virou o rei da casa e o grande companheiro da Isa. Um mês após a adoção, Zig adoeceu e morreu.

O luto é uma despedida forçada e para sempre. Somos surpreendidos por um conjunto de sentimentos, entre os quais: tristeza, raiva, culpa, ansiedade, solidão, fadiga, desamparo, choque, anseio, alívio e emancipação. O corpo sente os reflexos, como vazio no estômago, aperto no peito, nó na garganta, falta de ar e energia, boca seca entre outros. Perdemos o chão.

E o que fazer quando se perde o melhor amigo? Chorar? Enquanto a mãe, Priscila Sérvulo, se acabava em lágrimas deitada na cama, a Isa ligou o computador e começou a escrever. A tristeza misturou-se ao encanto do coração da menina e transformou-se num livro de contos.

vila nova conceição
Arquivo Priscila Sérvulo, mãe da Isa.

“Os Contos da Vida” tem cinco histórias escritas por ela (sem a intervenção ou supervisão da mãe), inclusive com uma lição no final de cada uma. O livro foi oficialmente lançado em agosto deste ano, no dia da festa de aniversário de 10 anos.

O primeiro conto de Isadora traz uma lição contra o preconceito, através da história de um menino que adotou um cachorro, o Joy. Além de falar e voar, o cão ainda queria aprender inglês. Diante da negativa do dono, Joy tem a ideia de fazer uma manifestação em prol das aulas de inglês para os animais. A narrativa deixa como mensagem a importância de nunca desistir dos sonhos.

Cada dia é um aprendizado. Dizem os sábios que devemos ouvir sempre os mais velhos. Eu acrescentaria as crianças também. “Sempre goste das pessoas como elas são”, “Vá atrás do que você deseja”, “Nunca desista dos seus sonhos”, “Sempre pense duas vezes antes de agir” e “Sempre pesquise mais” são algumas das mensagens que a Isa quis deixar como reflexão aos leitores.

A Isa já vendeu 200 exemplares do livro. Além do lançamento no dia do aniversário, houve outros dois: na Livraria Realejo e Estação da Cidadania, em Santos.

Refeitas do luto pelo amigo Zig, hoje, Isa e Priscila são a nova família do Cacau, também adotado no CCZ-SP quando tinha quatro meses.

Aqui cabe um “e todos foram felizes para sempre”.

Leia também:
A amizade e os sentimentos nos tempos das redes sociais
Algo sobre a vida…
Músicas que marcam vidas
O retrato do sex appeal
Insistir menos e desistir mais…

Paty PasquiniPatrícia Pasquini, jornalista, radialista, blogueira, palmeirense, aquariana, apimentada, filha, irmã, tia, prima. Escreve quinzenalmente, às quintas, para o Portal Vila Nova Conceição SP.

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo