Do Rádio para o segmento de alimentação. Walter Ferrari, proprietário de uma das pizzarias mais tradicionais da Vila Nova Conceição, a Pizzaria Macedo, tem muita história para contar.
Walter Ferrari, conta alguns dos segredos que fizeram a Pizzaria Macedo ser uma das referências da Vila Nova Conceição há 32 anos.
Por isso nossa equipe marcou um bate papo. Nossa prosa, de duas horas, acompanhada de um bom cafezinho da casa Macedo, rendeu boas risadas e boas lembranças ao lado de Inês Benetti, esposa de Walter, e Marcelo, o filho mais novo, que trabalha com o pai na pizzaria.
Algumas das histórias que relembramos também trouxeram à tona situações complicadas pelas quais a casa teve que passar. Dentre elas a construção do Túnel Ayrton Senna, localizado em frente à Pizzaria Macedo.
Essa conversa gostosa você confere agora!
Vila Nova Conceição SP – Walter, quando você abriu a Pizzaria Macedo?
Walter Ferrari – Aqui eu abri em dezembro de 84 e na Monte Alegre, em Perdizes, em 77. Na Monte Alegre nós começamos com dois sobrinhos que eram da família Macedo. Tudo que está vendo aqui foi feito por nós quando começamos.
Vila Nova Conceição SP – De onde veio o nome Macedo?
Walter Ferrari – Veio do pai dos meus sobrinhos que hoje não trabalham mais na área, estão em outro ramo. Minha irmã é casada com um dos Macedo. Eu sou cunhado do Macedo.
Vila Nova Conceição SP – Por que a Vila Nova Conceição?
Walter Ferrari – Quando eu iniciei, eu consegui comprar o imóvel aqui. Já era um ponto bom. E claro, arriscamos também, né? Éramos eu e meu irmão. Hoje ele não está mais aqui por está doente. Agora sou eu e meu filho, Marcelo.
Vila Nova Conceição SP – O que mudou de 84 para cá?
Walter Ferrari – Não havia o Túnel e a Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade se unia com a JK, tínhamos o Córrego do Sapateiro que foi canalizado.
Vila Nova Conceição SP – Agora, Walter, você sempre trabalhou no segmento de alimentação?
Walter Ferrari – Não. Em 1955 eu trabalhava na Rádio Nacional no departamento de cartas. Recebia cartas de concursos. Eu organizava a “Hora do Pato”. O locutor era o Jaime. Eu fazia também a “Ronda dos Bairros”. Nós pegávamos um ônibus, colocávamos os artistas no ônibus e íamos em determinado cinema para fazermos o show. Do meu lado sentava Cauby Peixoto. Ele era tão humilde, tão envergonhado, tão quietinho.
Vila Nova Conceição SP – Você começou como no Rádio, Walter?
Walter Ferrari – Meu pai era porteiro da Rádio Nacional. Você acredita que ele emprestava dinheiro para o Silvio Santos?!. Na época, o Silvio Santos só tinha um terno, mas estava sempre bem traquejado. Virava e mexia ele não tinha dinheiro para o sanduiche. Bom, então, como meu pai já trabalhava lá, ele me arranjou um emprego na Rádio Nacional.
Vila Nova Conceição SP – E como foi que saiu da Rádio Nacional?
Walter Ferrari – Com o tempo eu cansei de trabalhar lá. Um vizinho nosso tinha me convidado para trabalhar em um escritório de contabilidade. Então comecei no escritório. Só uma curiosidade, assim que eu sai da Rádio Nacional entrou no meu lugar o Luciano Callegari que se tornou sócio do Silvio Santos.
Vila Nova Conceição SP – Isso foi em que época?
Walter Ferrari – Por volta de 1957.
Vila Nova Conceição SP – Bom, e ai você foi para a área de contabilidade?
Walter Ferrari – Sim. Me formei em contabilidade. E depois fui ser Encarregado do Departamento Pessoal de uma empresa com 150 empregados, lá no bairro do Canindé.
Uma firma que fazia filtro de água. Depois sai de lá e abri uma adega. Fiquei mais 5 anos. Depois eu vendi um terreno que tinha e abri uma pizzaria na região de Perdizes, em 07/07/77. Ficamos 5 anos. Saímos de lá e compramos aqui.
Vila Nova Conceição SP – Era Macedo lá também?
Walter Ferrari – Sim. Lá continua como Macedo. Eu deixei autorizado para usarem o nome. Só que lá eles trabalham como restaurante. Aqui na Vila Nova Conceição é Pizzaria.
Vila Nova Conceição SP – Como foram esses 32 anos de Macedo na Vila Nova Conceição?
Walter Ferrari – Quando eu abri a casa eu tinha dois concorrentes, a Monte Verde e o Micheluccio. Para me manter eu precisava batalhar com a qualidade. E assim foi feito! A Mussarela que nós trabalhamos hoje, nós já usávamos em 1947. Um dos nossos segredos é manter a qualidade dos produtos que trabalhamos.
Vila Nova Conceição SP – Hoje, como é a Macedo, aqui na Vila Nova Conceição?
Walter Ferrari – Aqui é um bom ponto. Até hoje trabalhamos só com pizza, mas estamos planejando abrir o leque. O bairro mudou muito. Tem outras necessidades. Estamos estudando ter almoço durante o dia. E a noite variar o cardápio.
Marcelo Ferrari (filho) – As padarias também mudaram. Hoje elas são um mini mercado. Você toma café da manhã, almoça, janta, faz happy hour. Elas não vivem mais apenas do pãozinho.
Vila Nova Conceição SP – Agora, Walter eu sei que tem um assunto bastante delicado para conversarmos: a construção do Túnel Ayrton Senna. Como foi essa passagem?
Walter Ferrari – Essas obras me fizeram perder 10 anos de vida! Em 1995 eu trabalhei sem a frente da Pizzaria. As obras começaram na década de 90 com o Jânio Quadros.
Depois entrou a Erundina. Ela não quis continuar o Túnel. Entrou o Maluf, que acelerou tudo. E com esse Túnel a passagem para a JK ficou por baixo. Antes eu tinha um movimento muito grande.
Vila Nova Conceição SP – Como foi a construção do Túnel?
Walter Ferrari – Complicada. Para fazer o Túnel era preciso aumentar a rede de esgoto. Para isso começaram a fazer prospecção para saber onde estava a rede. Começaram a furaram o eixo do encanamento de esgoto. Furaram errado e começou a vazar muita água.
Minha casa encheu de água. Aqui embaixo ficou com um metro e meio de água. Isso aconteceu por duas vezes. Esse problema demorou um ano. E na frente da pizzaria tinha uma máquina grandona que faz laje. Minha frente ficou toda interditada.
Vila Nova Conceição SP – Como você fez para avisar que estava aberto?
Walter Ferrari – A noite eu e 2 funcionários colocávamos 2 plaquinhas na Avenida República do Líbano, avisando o caminho para chegar até aqui. No dia seguinte a Prefeitura tirava.
E a gente pedia para eles deixarem porque estávamos tendo problemas de obras na frente. As pessoas achavam que a Pizzaria estava fechada.
Mas a Prefeitura não liberava.
Vila Nova Conceição SP – Como foi lidar com essa diminuição de movimento?
Walter Ferrari – Complicado. Mas o bom é que nós fizemos uma freguesia cativa. Eles assumiram nosso problema. Mesmo com as obras eles vinham.
Vila Nova Conceição SP – Hoje, vocês têm algum problema de “herança” dessas obras?
Walter Ferrari – Não. Mas eu vou te dizer porque… Nestes 550 metros foram gastos 3 mil sacos de cimento, quantidade que daria para fazer um prédio de apartamento com 5 andares.
Aqui embaixo é brejo que forma lama e folha. Quando compramos o terreno tivemos que cavar 12 metros para achar areia. Fizemos várias perfurações.
Nós sempre fizemos as coisas com capricho. Por isso que nossa estrutura aguentou a obra do Túnel.
A Mesbla, por exemplo, que era nossa vizinha não aguentou. As casas vizinhas também precisaram de concreto.
Vila Nova Conceição SP – A casa preserva a primeira arquitetura, não é?
Walter Ferrari – Tudo que está aqui é autentico desde 1984. Essas madeiras das janelas é mogno.
Vila Nova Conceição SP – Walter, vamos falar um pouco sobre você. Você mora onde?
Walter Ferrari – Eu morava em Moema e agora estou no Campo Belo.
Vila Nova Conceição SP – O que costuma fazer pela Vila Nova Conceição?
Walter Ferrari – Eu não gosto de frequentar padarias nem restaurantes. Eu gosto de comida por quilo. Eu entro, pego o que eu quero, como e vou embora. Coisa rápida. Não tenho paciência de esperar.
Vila Nova Conceição SP – Agora uma pergunta para a Inês, esposa do Walter. Como foi para você esse ramo que ele escolheu trabalhar?
Inês (esposa) – Eu sempre fui dona de casa, cuidando dos filhos. E o Walter sempre se dedicando ao trabalho da pizzaria. Mas sempre fui companheirona. Ajudava quando precisava fazer compras.
Vila Nova Conceição SP – Quanto tempo estão casados?
Inês (esposa) – 47 anos.
Vila Nova Conceição SP – Quantos filhos?
Inês (esposa) – Dois. O Marcelo, que trabalha com o Walter, e a Patrícia. E tenho três netos. A Vitória de 15, o Thiago de 6 e o Felipe de 9 anos.
Vila Nova Conceição SP – A outra filha, a Patrícia não quis vir trabalhar na pizzaria?
Inês (esposa) – Não. Ela se formou em fisioterapia, trabalhou na área. Mas agora trabalhar com a área fitness. Ela tem uma loja de moda fitness e praia, da marca Liquido.
Vila Nova Conceição SP – Como foram esses 32 anos de Macedo para a família?
Inês (esposa) – Uma vida para o Walter. 32 anos dedicados à Pizzaria Macedo. Só que esqueceu um pouco da família (risos).
Vila Nova Conceição SP – Como é o Walter?
Inês (esposa) – O Walter é simples e eu também.
Vila Nova Conceição SP – Inês, o Walter disse que não gosta de sair. E você Inês, gosta de sair, ir em padaria, restaurantes?
Inês (esposa) – Eu até que gosto de sair, comer um lanchinho na padaria. Mas ele realmente não é muito chegado, não. Às vezes eu que puxo ele. O Marcelo já gosta de sair.
Vila Nova Conceição SP – E no Campo Belo, qual padaria vocês frequentam?
Inês (esposa) – A Colonial, ali perto de casa.
Vila Nova Conceição SP – Joia! Bom, são 32 anos de sucesso no segmento de pizzaria. Walter, qual a dica para quem quer abrir o próprio negócio?
Walter Ferrari – Primeira coisa: trabalhar com o que gosta. Depois ficar por dentro da área de informática. E, claro… ter dedicação. A preguiça não é amiga de trabalho.
Vila Nova Conceição SP – Como você encara esta crise?
Walter Ferrari – Olha, eu tenho a impressão que dos 37 anos que estou nesse ramo, nunca vi uma situação tão ruim, tão feia e sem solução, como agora.
Vila Nova Conceição SP – Por que você acha isso?
Walter Ferrari – O problema antes era a falta de dinheiro circulante. Entrou o cartão. O cartão supriu em partes. Agora o cartão não resolve mais porque a conta no banco está quebrada. Não dá para passar para a frente. Quem não controla se perde.
Vila Nova Conceição SP – Bom, Walter, nós começamos o bate papo falando em pizza, então, nada melhor do que terminar falando em pizza. Qual a pizza mais vendida?
Walter Ferrari – Mussarela. O segundo lugar fica com a Pizza Macedo (catupiry, peito de peru, defumado e azeitonas verdes). Criada por nós.
Vila Nova Conceição SP – Tem novidades saindo do forno?
Marcelo Ferrari (filho) – Sim, nós estamos estudando novas massas, planejando massas sem glúten e massas de grãos. Tem que acompanhar as mudanças!
Pois é, então, agora o nosso papo termina em pizza!!!! Oba!
Leia também: Pizza recheada de história na Vila Nova Conceição!
SERVIÇO
Pizzaria Macedo
End.: Av. Antônio Joaquim De Moura Andrade, 731 – Vila Nova Conceição – SP
Tel.: (11) 3887-2531 ou (11) 3887-7929
LEIA MAIS NOTÍCIAS EM VILA NOVA CONCEIÇÃO SP. O Portal Via Nova Conceição SP faz parte da Rede SP de Notícias. Há 7 anos, conectando pessoas, gerando valor!