novembro 16, 2024 2:44 PM

Search
Close this search box.

Um brinquedo, um jogo, uma roupa, um livro… Opa… todos são bons presentes, mas um livro é uma ótima ideia,  isso você deve concordar. Então, qual livro você daria de presente neste Natal?

Os principais motivos para dar livros de presente são: livros estimulam a criatividade, aumentam o vocabulário, melhoram a escrita, aumentam a capacidade de argumentação, elevam a autoestima, aliviam o estresse, pronto! Agora te convencemos que é uma ótima proposta?

Então, que tal seguir o exemplo da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto que lançou uma campanha de incentivo à leitura pelas redes sociais e internet: uma ação digital com vídeo depoimentos com o mote “Qual livro você daria de presente neste Natal?

A proposta é estimular as pessoas a presentearem com livros: mais um incentivo à leitura, de forma a compartilhar histórias e pensamentos de grandes escritores e, ainda é uma opção econômica.

A ideia também lança uma proposta de interatividade com o convite para que o público internauta grave e publique seus depoimentos, estimulando ainda mais pessoas a darem dicas de livros como sugestão de presentes neste Natal.

Qual livro você daria de presente neste Natal?

O livro é uma grande janela para a formação em todos os sentidos.
O livro é uma grande janela para a formação em todos os sentidos.

“Quem gosta de ler sempre tem um livro que marcou uma época ou que transformou uma fase da vida e é comum que, na hora de presentear, a gente escolha o título de uma obra que gostamos muito ou de um autor que temos apreço. É uma forma de dividirmos e compartilhamos com pessoas do nosso convívio bons momentos de leitura que já tivemos”, comenta Adriana Silva, Presidente da Fundação.

Dizem que a leitura é uma atividade que pode ser considerada “oito ou oitenta”, as pessoas amam ou odeiam. Quem ama não consegue entender como alguém não pode gostar. E quem não gosta também não consegue “colocar na caixola” como tem pessoas que amam ler.

Para nós, a leitura é uma atividade fundamental. O hábito de ler estimula a reflexão sobre princípios, valores, atitudes e valores. Engana-se quem acha que isso acontece apenas para quem lê livros de alto-ajuda.

Para as crianças, os benefícios do livro são incalculáveis. O contato das com livros leva a criança a querer ler, a buscar saber, a adentrar-se no mundo da arte, do desenho e da imagem através das ilustrações. Aumenta sua habilidade de escutar, aumenta a variedade de experiências, e cria alternativas de diversão e prazer para ela.

Qual livro você daria de presente neste Natal?

Acredite! Depois de ler um livro tudo muda. Mesmo que não as pessoas não sintam a mudança imediatamente, algo que você leu ficou guardado nos seus pensamentos, inconscientemente, e isso contribui para o crescimento do indivíduo.

Crianças que tem contato com a literatura desde cedo é beneficiada em diversos sentidos: aprende melhor e consegue se comunicar melhor de uma forma geral, principalmente se este contato tem a presença dos pais.

Tem mais, existem várias pesquisas que sugerem que crianças que começam a ler cedo tem mais chance de se tornar leitores assíduos.

Qual livro você daria de presente neste Natal? Agora já passou a considerar dar um livro de presente para seu filho, seu sobrinho, seu vizinho?

Então anota aí. Quem tiver interesse em obter as dicas de livros e ainda participar desta ação deve acessar as redes sociais ou pelo site da Fundação:

www.facebook.com/FundacaodoLivroeLeituraRP/

www.twitter.com/fundaçãodolivroeleiturarp

http://instagram.com/fundaçãodolivroeleiturarp

http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo