O que nossos filhos fazem fora da escola? Pois é, em meio a tanta correria, trabalho, casa, impostos e muitas outras coisas a gente não se dá conta disso, não é mesmo?
Quando nossos filhos vão para a escola, praticam esporte, brincam com os amigos, estudam (ou pelo menos deveriam… rs), enfim, socializam da melhor forma possível.
E nas férias ou nos fins de semana? O que nossos filhos fazem fora da escola? Precisamos ficar atentos às brincadeiras dos pequenos, pois há atividades adequadas e inadequadas para cada faixa etária. E não estamos falando de “dar o celular que eles ficam quietos”.
Claro que temos muitos aplicativos que são muito divertidos, educativos e eficientes, mas não podemos delegar a diversão, e atenção, dos pequenos aos equipamento eletrônicos.
As crianças precisam brincar, é fundamental na infância, por ser uma das linguagens expressivas do ser humano. Desenvolvendo a descoberta do mundo, a comunicação e a socialização. Mas com a correria que vivemos essa ação vem perdendo espaço para os jogos eletrônicos, videogames, tablets e celulares.
Mas não podemos colocar a culpa nos “eletrônicos” apenas, os pais tem cada vez menos tempo devido à correria do dia a dia. Falta tempo, e energia, para estimular as crianças com brincadeiras. Para compensar a falta de tempo junto aos filhos, muita vezes os pais acabam exagerando nas atividades extracurriculares e aí não sobra tempo para as crianças praticarem atividades em família de forma saudável.
Um estudo realizado em 2016 com 12 mil pais de crianças entre 5 e 12 anos, de 10 países, confirmou o que educadores, pediatras, psicólogos, terapeutas e outros especialistas vêm alertando: as crianças têm cada vez menos tempo e incentivo para brincar e explorar diferentes materiais, espaços e recursos e, sem brincar livremente, correm o risco de não desenvolver habilidades importantes para a vida adulta.
O estudo foi conduzido por Edelman Berland, agência independente de pesquisa de marketing, entre fevereiro e março de 2016, nos EUA, Brasil, Reino Unido, Turquia, Portugal, África do Sul, Vietnã, China, Indonésia e Índia. Nessa pesquisa, metade dos entrevistados disse não ter tempo para brincar ao ar livre com seus filhos. O cenário é preocupante, pois a tendência é que muitas brincadeiras tradicionais percam espaço nas preferências infantis.
Vale lembrar que não é preciso reinventar a roda e criar brincadeiras novas. Peteca, amarelinha, ciranda, pipa, cama de gato, pular corda são brincadeiras simples que, acredite, continuam fazendo o maior sucesso. A boa notícia é que existe muita gente que está trabalhando para reverter essa tendência. Exemplo disso é o pessoal do Clube de Artesanato.
O site deles é uma comunidade online de artes manuais do Brasil, artistas e artesãos ensinam como fazer desde um cata-vento com fitas até um jogo da memória, tudo com materiais simples, baratos e que praticamente todo mundo tem em casa.
Para fazer o cata-vento, por exemplo, só é preciso um pedaço de tela, fita, papelão e cola quente.
O passo a passo detalhado está em aqui e o melhor é que, depois de pronto, é possível continuar a brincadeira procurando um bom lugar para colocar o cata-vento e observando o efeito do vento.
Mais fácil e divertido, só o móbile que o professor Sassá ensina a fazer em uma video-aula, que pode ser acessada aqui, que também exige pouco material e desperta a criatividade.
Outra dica do professor Sassá, ideal para os pais aproveitarem as férias e criarem um brinquedo junto com seus filhos, é um jogo da memória com palito de sorvete. Toda a família pode, enquanto estimula a memória, aproveitar para ensinar conceitos de reaproveitamento. Confira o passo a passo aqui.
E que tal criar vestidos de bonecas com fitas? A arte educadora e colecionadora de Blythes, Cláudia Regina Olímpio, ensina a fazer um modelinho que vai deixar mãe e filha com inveja!! Não deixe de conferir o passo a passo.
Essas são apenas algumas sugestões que o Clube de Artesanato disponibiliza gratuitamente em seu site.
Portanto, todo cuidado é pouco quando se trata de organizar a agenda diária dos nossos filhos. Muito cuidado para não sobrecarregá-los de atividades. Uma dica importante é reservar pelo menos uma hora por dia para brincar com nossos filhos.
Mas olha, isto não significa, ficar assistindo TV com eles, é o momento que deve reservado exclusivamente para a interação entre pais e filhos, para curtir um dos melhores momentos da vida. Brinque e deixe seus filhos brincarem contigo, inspire-se e deixe que a criança que mora dentro de você tomar conta da brincadeira e curta cada momento.
LEIA MAIS NOTÍCIAS EM VILA NOVA CONCEIÇÃO SP. O Portal Via Nova Conceição SP faz parte da Rede SP de Notícias. Há 7 anos, conectando pessoas, gerando valor!