novembro 16, 2024 2:35 PM

Search
Close this search box.

O Projeto Ser Humano ajudando Ser Humano, iniciativa do Portal de Notícias Vila Nova Conceição SP, teve início em junho de 2016 e desde então tem reunido pessoas em prol de atuar na conscientização de uma causa nobre: moradores em situação de rua.

Para dar consistência e autenticidade ao projeto, nossa equipe buscou, pesquisou e estudou uma Instituição que fosse credenciada na área para dar suporte especializado e apoio à ação.

projeto vila nova conceição
Encontro realizado no Compa, Colégio da Companhia de Maria, na Vila Nova Conceição.

Encontramos a ABCP, Associação Beneficente e Comunitária do Povo, uma ONG (Organização Sem Fins Lucrativos) criada por voluntários e pessoas da Igreja Batista do Povo da Vila Mariana e instituída como pessoa jurídica em 2007.

Depois dessa parceria entre Portal Vila Nova Conceição SP e ABCP já foram realizados 3 encontros presenciais, nos quais convidamos tanto os moradores da Vila Nova Conceição como também pessoas de outras regiões para participar, debater a situação e encontrar formas não assistencialistas para ajudar a causa.

Em nosso terceiro encontro realizado no Compa, Colégio da Companhia de Maria, aqui na Vila Nova Conceição, Marcelo Bertolacini, Presidente da ABCP, deu treinamento para as pessoas que se interessavam para atuar na área.

Foi nesse dia que nos aproximamos de Cássia Halti, Coach, Analista Comportamental e moradora da Vila Nova Conceição. Sensível à causa, Cássia destacou a situação de uma moradora em situação de rua aqui no bairro, a qual passamos a monitorar de perto para tentar ajudar.

Acompanhamento de caso na Vila Nova Conceição

Estamos falando de uma moradora em situação de rua que vamos identifica-la com o inicial de seu nome (S) para preservar sua identidade.

Projeto Ser Humano ajudando Ser Humano ativo na Vila Nova Conceição 2S., 54 anos, tem 3 cães (Scooby, Pretinha e Lord) e vendia panos prato na Rua Afonso Braz. Atualmente não é mais dependente química, mas já foi usuária de crack e segundo ela, a paixão pelos cães surgiu quando ela, ainda usuária foi salva por uma cachorrinha.

Ela não quis contar a fundo sua história de vida, mas deu alguns detalhes sobre sua trajetória nas ruas. “Não quero falar sobre meu passado. Dói muito. Estou há 12 anos na rua, quero ter meu cantinho, procuro manter meu espaço limpo e não junto muitas coisas. Tenho apenas meu carrinho de mercado com livros. Gosto muito de ler. Sempre passa alguém, trazendo um livro para mim. Gosto muito de ouvir rádio e amo os animais!”, completa S.

Essa força de vontade em mudar incentivou Cássia Halti a propor uma ajuda mais específica e focada: fazer sessões de coaching com S. para que ela atingisse as metas para sair das ruas.

O objetivo era fazer com que S. fosse ao consultório de Cássia, 1 vez por semana, por cerca de 3 meses para ser atendida. “Eu me coloquei à disposição para dar o dinheiro da passagem do ônibus, o fato dela ir ao consultório demonstraria comprometimento e vontade de mudar, fatores importantes para a transformação”, explica Cássia.

S. gostou da ideia e se propôs a ir, mas no meio do caminho, como ela já vinha tentando mudar sua situação, encontrou trabalho como diarista em um pet shop aqui da Vila Nova Conceição e também no Jaber Especialidades Árabes.

Projeto Ser Humano ajudando Ser Humano ativo na Vila Nova Conceição 4Com essas oportunidades de trabalho, S. começou a colocar sua vida no rumo certo e como consequência retomou o contato com a filha que mora na zona leste de SP. Ainda estamos em contato periódico com ela, mas tudo indica que essa história vai continuar com final feliz.

Segundo Douglas Bordini, Gestor Institucional da ABCP, o vinculo familiar é um dos principais processos para a retomada da transformação.

S. foi um dos casos que acompanhamos. A intenção é acompanhar outros para que em nosso pequeno gesto possamos fazer a nossa parte.

Parceiros Projeto Ser Humano ajudando Ser Humano

Hoje, são parceiros da ação o Colégio da Companhia de Maria, a Pizzaria Macedo, o salão de beleza Up Hair, e o restaurante Mercearia Pracinha.

Atualmente esses parceiros recebem cupons fiscais para serem doados para a ABCP (Confira os locais de entrega de cupons fiscais).

Agradecimentos Vila Nova Conceição SP

Por tudo isso, nossa lista de agradecimentos aumenta a cada edição.

Projeto Ser Humano ajudando Ser Humano ativo na Vila Nova Conceição 6O Portal Vila Nova Conceição SP agradece a Irmã Ana Maria da Ordem da Companhia de Maria; Andrea Justos, Euterpes, Márcia Garcia, Bianca Angelozzi, Marina Arriza, Daniela Delfini, Mônica Fonseca, moradoras da Vila Nova Conceição, Tania Fukushima, moradora de Moema; Cássia Halti, Coach e Moradora da Vila Nova Conceição.

Nosso muito obrigada a todas que desde o começo se sensibilizaram e tem ajudado a dar corpo e credibilidade às nossas ações.

Cássia Halti é membro do Clube Sírio, onde é responsável pelo Projeto Roda de Conversa. Em um dos encontros que fez levou nosso projeto. Cabe aqui nosso muito obrigada ao Clube Sírio que abriu espaço para este projeto.

Segue nossos agradecimentos também à Mariza de Fátima Reis, PhD na área de Linguagens e Mídia, Professora Universitária na área de comunicação e Coach em Comunicação. Ela também abraçou a causa e se propôs a ajudar.

Leia também:
Projeto Ação na Vila: Ser Humano ajudando Ser Humano
Ser Humano ajudando ser Humano: O Encontro
Ser Humano ajudando Ser Humano: O encontro por quem participou
Projeto Ser Humano ajudando Ser Humano: Pontos de entrega Nota Fiscal
Ser Humano ajudando Ser Humano – 3º Encontro
Ser Humano ajudando Ser Humano: O Projeto continua

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo