Música. Esse é o tema da exposição Do toque ao clique – a história da música automática, conta cronologicamente as principais etapas que constituem esta revolução tecnológica e seu papel dentro da história da humanidade.
A exposição reúne um acervo de peças centenárias – provenientes da Europa e Estados Unidos – composto por caixas de música, autômatos, realejos, fonógrafos, gramofones, vitrolas, jukebox e muitos outros itens que datam de 1820 até os tempos atuais, totalizando cerca de 100 peças.
Uma cenografia e uma ambientação especial também foram criadas para receber a mostra, além de uma paisagem sonora com sons ambientes. Algumas peças da exposição (11 no total) terão vídeos em que o público poderá ver o funcionamento das obras, além de escutá-las.
Leão Leibovich, curador da exposição, explica que hoje só conseguimos escutar música no celular graças aos antigos realejos de rua. “Durante toda a história até o começo do século 19, para se ouvir música dentro de casa, era preciso ter um cantor ou um músico na família. Caso contrário, só mesmo contratando um artista. Apreciar música era um privilégio para poucos afortunados que podiam ir a teatros ou diversão pontual para muitos que não se importavam em ficar em praças públicas, no calor ou no frio, dançando ao som dos realejos de rua.”
Do toque ao clique – a história da música automática
Do toque ao clique – a história da música automática terá uma programação integrada com oficinas e workshops. A exposição contará ainda, durante todo o período, com uma proposta educativa específica. A equipe de educadores terá papel fundamental para a mediação dos conteúdos expositivos com o público visitante e ativação das reflexões sobre a evolução da música automática no decorrer da História Ocidental.
Os agendamentos de grupos são realizados pelo e-mail agendamento@vilamariana.sescsp.org.br
Veja mais dicas em Agenda Vila Nova Conceição SP
LEIA MAIS NOTÍCIAS EM VILA NOVA CONCEIÇÃO SP. O Portal Via Nova Conceição SP faz parte da Rede SP de Notícias. Há 7 anos, conectando pessoas, gerando valor!