Um dos desafios dos profissionais que atuam no treinamento e desenvolvimento de funcionários é intensificar a capacidade analítica de perceber as diferenças existentes entre os indivíduos e identificar perfis de liderança.
As constantes mudanças no mercado de trabalho requerem gestores que consigam promover uma integração entre diferentes saberes, a partir de uma perspectiva humanizada.
Nesse sentido, o público feminino vem se destacando na ocupação de cargos de liderança, conforme observado em levantamento global realizado pela consultoria Grant Thornton International*. O conteúdo relativo ao período de 2019/2020 aponta que as mulheres representam 34% das contratações brasileiras, em termos de gestão de equipes.
A professora do eixo de Gestão & Negócios do Senac EAD, Marina Pinho de Abreu, reforça que um dos fatores que colaboraram para o reconhecimento das mulheres nos cargos de gestão está diretamente ligado à sensibilidade das profissionais.
“Um dos principais benefícios que a liderança feminina trouxe às empresas tem sido a humanização e a demonstração de que é possível obter excelentes resultados cuidando do clima organizacional, das pessoas e sendo acima de tudo confiável e transparente nas suas propostas, decisões e ações”.
Liderança em tempos de crise:
A especialista destaca ainda o papel dos líderes, no atual contexto de pandemia global, por se tratar de uma das maiores crises vivenciadas pela humanidade.
“O líder é o principal formador de opinião nas equipes e personifica a empresa perante seu time. A empresa é percebida pelo colaborador por meio das atitudes da liderança e há o papel claro de, em paralelo com a comunicação interna, disseminar a estratégia do negócio ao seu grupo”, reforça Marina.
A professora do Senac EAD elenca as principais características do profissional que atua em cargos de liderança ou gestão de pessoas:
- – Boa capacidade de comunicação,
- – Conhecer as principais características comportamentais de um líder,
- – Saber delegar tarefas;
- – Conduzir reuniões;
- – Gerir continuamente os talentos e desempenho;
- – Desenvolver o autoconhecimento e a autoavaliação.
LEIA MAIS: Aplicativo auxilia crianças autistas e com síndrome de down no processo de alfabetização.
LEIA MAIS NOTÍCIAS EM VILA NOVA CONCEIÇÃO SP. O Portal Via Nova Conceição SP faz parte da Rede SP de Notícias. Há 7 anos, conectando pessoas, gerando valor!