setembro 17, 2024 7:05 PM

Search
Close this search box.

Conheça os benefícios da hidroterapia

Todos sabem que a água é essencial à vida, mas poucos conhecem seus princípios terapêuticos. Um bom banho quente é ótimo para relaxar os músculos depois de um longo dia de trabalho. Já as compressas de água, que podem ser geladas ou quentes, são indicadas para aliviar lesões em atletas. Enfim, não é à toa que a água é utilizada como meio de cura desde a civilização grega, por volta de 500 a.C.

E foi nessa época que surgiu um dos métodos terapêuticos mais utilizados até os dias hoje: a hidroterapia. Os gregos faziam uso desse método para tratar pacientes com doenças reumáticas, neurológicas e articulares. Mas foi a partir de 1700, quando o médico alemão Sigmund Hahn começou a utilizar a água como terapia para a cura de doenças diversas, que o termo hidroterapia começou a ser utilizado.

Mas, afinal, em que consiste esse tipo de fisioterapia? De acordo com Rodrigo Borges, CEO da Riolax Franchising, a hidroterapia é o conjunto de todos os tipos de terapia que utiliza água como recurso profilático ou terapêutico. “Uma das vertentes desse tipo de tratamento são as massagens que utilizam a força da água através de jatos que vão atuar em pontos específicos do corpo”.

Segundo Rodrigo, a Riolax possui uma grande variedade de banheiras com componentes diversos que fazem toda essa movimentação da água necessária para uma boa hidroterapia. “A quantidade de jatos sozinha não garante uma boa massagem. O conforto do assento, a pressão e o tipo de jato, sua combinação e posicionamento é que vão garantir uma rica experiência terapêutica”.

Ele explica ainda que existem vários tipos de jatos para compor uma banheira de hidroterapia. “Temos o Turbo-Jato, com efeito giratório e pulsante; o Jato Direcional, que oferece um fluxo contínuo de água em pontos estratégicos; o Mini Jato, utilizado em conjunto com outros componentes; e o Jato Bolha de Ar, em que milhares de pequenas bolhas de ar dão um efeito suave e relaxante sem igual”.

LEIA MAIS: Banco de Sangue de São Paulo lança campanha para incentivar doações de sangue.

Veja também...

Pular para o conteúdo