A automedicação é uma prática recorrente entre os brasileiros, e na pandemia, as pessoas passaram a se automedicar com maior frequência. Segundo estudo do Conselho Federal de Farmácia (CFF), os números chegaram a um índice de 857% de crescimento de vendas e consumo de remédios por conta própria.
Ainda segundo o levantamento, foi observado um aumento das vendas e do consumo de medicamentos como Vitamina C, Vitamina D, Azitromicina, Dexametasona, Nitazoxanida e Hidroxicloroquina.
Daikelly Iglesias Braghirolli, coordenadora do curso de Farmácia do Centro Universitário Cesuca, relata que a cultura da automedicação é bastante presente entre os brasileiros e que cerca de 77% das pessoas, ainda segundo o CFF, costumam se automedicar.
“Durante a pandemia, a prática da automedicação tem sido ainda mais frequente. As pessoas ficam com receio de ir até postos de saúde ou clínicas médicas e utilizam medicamentos por conta própria. Outro motivo que contribui para essa prática são as falsas promessa de cura a partir de certos medicamentos. Essa cultura social é prejudicial à saúde, seja ela pessoal ou coletiva, haja vista que quanto ao coronavírus, por exemplo, as únicas formas de interromper a transmissão da doença consistem na vacinação e distanciamento social com uso de máscaras”, ressalta.
A farmacêutica ressalta ainda, que ao contrário do que as pessoas pensam, a automedicação pode trazer diversas complicações e riscos à saúde. “Apesar de, aparentemente, o uso de medicamentos por conta própria parecer solucionar um problema, ele pode causar o oposto. Essa ação pode agravar uma doença ou, até mesmo, causar uma nova enfermidade e até mascarar sintomas, dificultando um diagnóstico correto”, alerta.
Daikelly explica, que entre os problemas recorrentes desse contexto, é preciso mencionar os antimicrobianos e o desenvolvimento de resistência por microorganismos que comprometem a eficácia da terapia medicamentosa. “Utilizar qualquer tipo de medicamento por conta própria também pode causar intoxicações, reações alérgicas, e interações medicamentosas, ressalta a farmacêutica.
LEIA MAIS: 10 profissões mais buscadas por empregadores em 2021.
LEIA MAIS NOTÍCIAS EM VILA NOVA CONCEIÇÃO SP. O Portal Via Nova Conceição SP faz parte da Rede SP de Notícias. Há 7 anos, conectando pessoas, gerando valor!