setembro 17, 2024 6:49 PM

Search
Close this search box.

Maio não é mais o mês favorito das noivas

Maio não é mais o mês favorito das noivas

Estação, religião e tradições, que sempre associaram o mês aos casamentos, deram lugar a novos motivos, como os feriados prolongados, que deslocaram a preferência para o final do ano, entre setembro e novembro, de acordo com o iCasei.

Apesar de ainda envolver muita tradição, o mercado de casamentos é também marcado por muitas mudanças. Em muitos lugares do mundo, o mês de maio é o escolhido por quem pretende subir ao altar. No Brasil, também era assim, mas não é mais.

Um levantamento recente do iCasei, empresa brasileira de comércio eletrônico que oferece soluções em sites de casamento, revelou que a maioria das celebrações, cerca de 40%, ocorre entre os meses de setembro e novembro.

Contrariando a tradição cristã da consagração de Maria em maio e dos costumes de países com forte influência neste mercado, como Estados Unidos, Espanha e Itália, as noivas brasileiras têm outras prioridades. 

Cerimonialista especializada em casamentos católicos, Indra Araújo confirma a mudança na preferência. Há poucos anos, maio era marcado por ser o primeiro mês de temperaturas mais amenas, e como no Brasil há uma preferência por festas ao ar livre, nenhuma noiva quer passar a festa toda suada.

Entretanto, já não é mais assim. Nos últimos anos, maio tem sustentado as altas temperaturas do verão e tido pancadas de chuva severas – o pesadelo de toda noiva.

Outro argumento é que os meses de setembro, outubro e novembro trazem no calendário quatro feriados nacionais, o que ajuda muito na negociação dos preços e também na organização.

A entrada da primavera é também decisiva, pois as flores têm certa influência nesse momento. Há quem sonhe, por exemplo, em se casar carregando um buquê de tulipas – e não são poucas com esse desejo, segundo Indra. E no Brasil, isso é mais fácil de acontecer no segundo semestre.

Questões financeiras também contam, indica a cerimonialista. Muitos casais fugiam dos preços elevados de maio, quando há disputa por fornecedores e alta procura, tornando outros períodos até 30% mais baratos para se casar. Além disso, quanto mais perto do fim do ano, mais próximo o brasileiro está das férias coletivas das empresas, e da chegada do 13º salário ou bônus salariais.

A TRADIÇÃO DE MAIO

Entre as teorias que rondavam a escolha pelo mês de maio estão, por exemplo, a primavera no Hemisfério Norte, a religião e até as possibilidades de decoração.

A lenda mais curiosa sobre a escolha de maio é que, por ter surgido em países de frio extremo, as pessoas evitavam tomar banhos durante o outono e inverno. Dessa forma, o primeiro banho do ano costumava acontecer somente em maio, época da primavera, com temperaturas mais altas. Como estariam limpos nesse período, seria um bom momento para se casar.

A estação é considerada importante dentro dos costumes populares, onde a chegada do mês é celebrada com plantas e flores. Indispensáveis nos buquês e decorações tradicionais, as flores mais baratas dão em abundância nessa época, especialmente as flores do campo, como o girassol e a lavanda.

Outro ponto importante que também contribuiu para que maio ganhasse o título de mês das noivas vem do catolicismo. Isso porque, de acordo com a Igreja Católica, maio é o mês oficial de homenagens à Maria, mãe de Jesus Cristo. A data também é conhecida como o “mês das mães” e a ideia da maternidade era muito associada aos casamentos, e se casar em maio era sinal de sorte, pureza, compromisso e fé.

Fonte: Diário do Comércio

Picture of Vila Nova Conceição SP

Vila Nova Conceição SP

LEIA MAIS NOTÍCIAS EM VILA NOVA CONCEIÇÃO SP. O Portal Via Nova Conceição SP faz parte da Rede SP de Notícias. Há 7 anos, conectando pessoas, gerando valor!

Veja também...

Pular para o conteúdo