novembro 23, 2024 10:09 PM

Search
Close this search box.

Comissão da Alesp dá aval a projetos que aprimoram legislação relativa a PCDs

assembleia vila nova conceicao sp

Propostas pretendem incluir novos dispositivos à Lei 12.907/2008, que é a consolidação das normas relativas às pessoas com deficiência no estado.

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou, em reunião realizada nesta terça-feira, (10/09/24), três projetos de lei que buscam aprimorar a legislação consolidada voltada para PCDs. 

As propostas aprovadas tratam da: 

  • Reserva de vagas em programas de moradias populares do Estado para pessoas com deficiência;
  • Garantia de ambientes de trabalho acessíveis e inclusivos;
  • Contratação de intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para atendimento em locais com grande fluxo de pessoas.

Ao todo, 18 projetos de lei foram aprovados durante a reunião presidida pela deputada Andréa Werner (PSB) nesta terça-feira. Com o aval da Comissão, esses projetos seguem em tramitação na Casa, ou seja, os projetos ainda não tiveram a aprovação final, mas seguem passando por outras comissões até que sejam encaminhados para plenário.

É possível acompanhar o processo através dos links incluídos em cada projeto destacados a seguir:

Projetos 

As propostas buscam aprimorar a Lei 12.907/2008, que consolidou, há mais de 15 anos, a legislação estadual voltada às pessoas com deficiência, reunindo, em uma só lei, todas as normas sancionadas sobre o tema. 

O Projeto de Lei 1237/2019, de autoria da deputada Leci Brandão (PCdoB), propõe a inclusão de um artigo que garanta que órgãos públicos e ambientes de grande fluxo de pessoas, como aeroportos e eventos, contem com intérpretes de Libras. 

Proposto pelo deputado Rafael Saraiva (União), o Projeto de Lei 1285/2023 busca reservar 10% dos imóveis populares comercializados pelo Estado para pessoas com deficiência. A proposta pretende ampliar a legislação atual, que já prevê a reserva de 7% desses imóveis para essa parcela da população. 

Já o Projeto de Lei 1498/2023, da deputada licenciada Valéria Bolsonaro (PL), visa a garantia de ambientes de trabalho acessíveis e inclusivos para PCDs que atuam em órgãos da Administração Pública estadual. A proposta propõe o uso de tecnologias assistivas e a oferta de teletrabalho.

Veja também...

Pular para o conteúdo