Por Lislei Carrilo.
Neste mês de novembro uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades pretender focar na saúde masculina. Assim como no mês de outubro a atenção foi para a saúde feminina com o Outubro Rosa, agora em novembro, os cuidados são direcionados aos homens com o Novembro Azul.
O movimento surgido na Austrália e ganhou o mundo todo. Seu objetivo principal é mudar os hábitos e atitudes do público masculino em relação a sua saúde, prevenindo principalmente o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
O diagnóstico precoce é hoje uma das armas mais importantes para a saúde do homem. Quando descoberta em estágios iniciais, as chances de cura do câncer de próstata são muito mais altas. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) no Brasil, a doença é sexto tipo mais comum de câncer no país e, responsável por 6% do total de óbitos de homens e, estima-se que neste ano 60.180 novos casos sejam diagnosticados.
Fonte: www.inca.gov.br
Qual é a função da próstata?
É o órgão responsável pela produção de cerca de 70% do líquido seminal, e está ligada à fertilidade masculina.
Qual é a chance de um homem ter câncer de próstata?
Cerca de 10% dos homens após os 50 anos desenvolvem a doença. Conforme o envelhecimento, as chances crescem, podendo acometer 50% dos homens aos 75 anos.
Existe algum exame que substitua o toque retal?
Não, nenhum outro exame consegue o diagnóstico com a mesma eficácia, pois o câncer de próstata pode ficar em área endurecida, região facilmente acessível ao toque retal. Cerca de 10 segundos são suficientes para que o médico busque regiões irregulares.
E no caso dos exames negativos, há a garantia que não haja câncer?
Não. Cerca de 20% dos homens com câncer de próstata sintomático apresentam PSA normal. Dependendo da região da próstata onde o câncer está localizado, ele não é palpável pelo toque retal. Neste caso, a melhor solução é sempre realizar os dois exames, já que são complementares.
Qual a diferença entre tumor benigno e maligno?
Tumor significa o crescimento exagerado e desordenado das células, que pode ser benigno ou maligno. Quando benigno, ele pode causar a compressão de órgãos vizinhos de onde foi detectado o tumor, mas raramente acomete o estado geral do paciente. Quando é maligno, significa que tem capacidade para disseminar para outros órgãos, quando acontece a metástase.
O câncer de próstata pode se espalhar para outros órgãos?
Sim, se ele for detectado tardiamente, a chance de ele fazer metástase, ou se espalhar pelo corpo, é grande.
Existem vacinas contra o câncer de próstata?
Não há na medicina ainda uma vacina contra esse tipo de doença. Alguns pesquisadores tentam desenvolver esse procedimento usando as próprias células tumorais, mas ainda sem sucesso.
A cirurgia impede o homem de ter filhos?
Como a próstata é um órgão do aparelho reprodutor, a cirurgia e os demais tratamentos afetam a capacidade de ejacular e, por isso, a fertilidade. Em alguns casos raros, a função reprodutiva pode ser preservada.
Mais informações acessar as fontes: www.inca.gov.br; www.novembroazul.com.br; www.ladoaladopelavida.org.br
LEIA MAIS NOTÍCIAS EM VILA NOVA CONCEIÇÃO SP. O Portal Via Nova Conceição SP faz parte da Rede SP de Notícias. Há 7 anos, conectando pessoas, gerando valor!