novembro 16, 2024 2:43 PM

Search
Close this search box.

Com o objetivo de reunir o bairro em torno de temas que envolvem a vida social, cultural e econômica da região, o Site Vila Nova Conceição SP coloca em prática a ação “Encontro”. Nesse projeto procuramos especialistas nos temas propostos para fazermos um bate papo de troca de ideias e experiências que propiciem uma melhor vivência no nosso bairro.

O primeiro “Encontro” aconteceu no Habib’s da Rua Afonso Brás, na Vila Nova Conceição e o tema foi “Água”.

A empresa F.F. Cursos e Treinamentos, representada pela sócia proprietária, Doutora Suzete Ferrari que é Instrutora credenciada pelo Departamento de Polícia Federal, Especialista em Segurança Privada e Conciliadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, foi nossa parceira nesse evento.

Na oportunidade foi possível trocar ideias e experiências sobre como moradores e condomínios fizeram para diminuir o gasto de água.

Encontro Meio Ambiente
Da esq. para a dir.: Ilana Alves, Suzete Ferrari, Lucia Lenci.

Lucia Lenci, Síndica de um condomínio aqui do bairro disse que a conta de água do prédio passou de R$ 8.000 para 3.500 por mês. “Primeiro eu chamei um caça vazamentos, não havia vazamentos em canos, mas foram encontrados problemas em algumas caixas acopladas. Arrumando isso demos o primeiro passo para evitar o desperdício.” Explica Lucia.

Mas as ações de Lucia não pararam por ai. “Nós nunca ficamos sem água no condomínio. Fizemos uma intensa campanha informativa. É claro que tem aqueles moradores difíceis de conversar, mas ainda existem pessoas abertas e dispostas a melhorar. Grande parte dos moradores entraram na campanha de utilização racional da água. Alguns, por exemplo, até trocaram o chuveiro para evitar o desperdício.”

O bate papo rendeu bastante, tanto que além da água outro assunto veio à tona: o uso descontrolado do celular pelos funcionários. Esse item deu o que falar….

Segundo os administradores de prédios, hoje o celular tem sido o grande vilão por distrair quem deve ter atenção redobrada. “As pessoas deixam de trabalhar para ficar jogando, vendo o facebook ou ainda conversando no internet.” Ressalta Lucia.

Para resolver isso a Doutora Suzete orienta. “É possível criar uma norma interna, especificando que durante o trabalho fica restrito o uso de celular. O administrador deve fazer esse documento, pedir para os funcionários lerem, explicar o que isso significa e depois pedir para eles assinarem. Vale lembrar que deve haver flexibilidade para os funcionários que estiverem com problemas, como doença na família por exemplo.”

São várias as tarefas de um síndico, por isso a atualização e atenção devem sempre fazer parte do cotidiano desse profissional. Para ser um bom síndico Lucia dá a dica: “Em primeiro lugar ser honesto; depois não deixar tudo na mão do zelador; em terceiro lugar, não terceirizar serviços como zelador, faxineiros, porteiros e folguistas; e por último ter jogo de cintura.”

Nosso primeiro “Encontro” foi um bate papo gostoso em uma tarde agradável, com a oportunidade de plantarmos uma semente, participarmos de uma troca de experiências que agrega valor ao nosso dia a dia. Até a próxima!

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo