CicloFaixa. É claro que você já está familiarizado com esse nome. E ciclovia? Paraciclo? Ciclorrota? Sabe onde encontrá-las pela cidade? E o que está sendo feito para conscientizar as pessoas? Trouxemos algumas dessas respostas.
Um mundo melhor se faz com hábitos melhores, certo?! Um deles é compartilhar ruas, calçadas e fazer um ambiente mais democrático. Mas não é bem esse cenário que encontramos ao sair nas ruas.
Embora tenha crescido o uso e o incentivo de bicicletas como alternativa aos carros como transporte, ainda falta uma campanha de conscientização e auxílio condutores de automóveis, de motocicletas e dos pedestres. Bem, porque não dizer também dos ciclistas? Vemos uma disputa de espaço que os ciclistas (é claro) perdem em relação aos veículos maiores. Mas os pedestres saem perdendo nessa disputa em relação a todos os outros envolvidos.
Muitos ciclistas acabam por esquecer que as regras são para todos e acabam desrespeitar o uso das calçadas e faixas de pedestres, passam o semáforo aberto para o pedestre e o pior, acabam por dar aquela “aproveitadinha” em cruzamentos de via que não tem semáforos, deixando as pessoas numa “sinuca de bico”. Olhar para onde vem os carros, as motos e ainda se preocupar com as silenciosas bicicletas.
Respeito mútuo é a palavra de ordem. Para para orientar os ciclistas, sobre os aspectos de segurança no trânsito ao pedalar, o Centro de Treinamento e Educação de Trânsito – CETET oferece o curso “Pedalar com Segurança” em um espaço projetado para simular as situações do dia a dia de quem usa a bicicleta como meio de transporte ou nos momentos de lazer.
Informações do curso e como se inscrever aqui.
De acordo com a CET, houve aumento do número de viagens de bicicleta no Município de São Paulo, confirmado pelos resultados das últimas pesquisas de Origem e Destino do Metrô (1997 e 2007), e o estímulo à utilização da bicicleta como meio de transporte e o investimento na implantação e ampliação da infraestrutura cicloviária em nossa cidade.
No Município de São Paulo existem atualmente 467,2km de infraestrutura cicloviária, composta por Ciclovia, Ciclorrota, Ciclofaixa operacionais de Lazer, além de Bicicletários, Calçadas compartilhadas, Paraciclo. (Ufaaaa!! Cansou só de falar!!) Para tentar ajudar a identificar e saber como usar de forma adequada, vamos listá-las aqui:
- Bicicletário: Local fechado dotado de zeladoria e destinado ao estacionamento de bicicletas. (Clique aqui para ver o mapa)
- Calçada Compartilhada: Calçadas onde é autorizada a circulação montada de bicicletas e que recebem sinalização vertical (placas) regulamentando a situação. Esta situação é adotada quando o volume de pedestres é pequeno e a calçada não tem largura suficiente para acomodar uma ciclovia ou uma ciclofaixa.
- Ciclofaixa Operacional de Lazer: Faixas de tráfego situadas junto ao canteiro central ou à esquerda da via onde é permitida a circulação de ciclistas aos domingos e feriados nacionais das 7h às 16h, dotadas de sinalização vertical e horizontal que regulamenta este uso. São totalmente segregadas do tráfego geral por elementos de canalização como cones, cavaletes e supercones. (Clique aqui para ver o mapa)
- Ciclovia: Pista para uso exclusivo para circulação de bicicletas segregada fisicamente do restante da via dotada de sinalização vertical e horizontal características (placas e pintura de solo). Pode estar situada na calçada, no canteiro central ou na própria pista por onde circula o tráfego geral. Geralmente situadas em vias arteriais e coletoras. (Clique aqui para ver o mapa)
- Ciclofaixa: Faixa para uso exclusivo para circulação de bicicletas sem segregação física em relação ao restante da via e caracterizada por sinalização vertical e horizontal características (placas e pintura de solo). Normalmente situa-se nos bordos da pista por onde circula o tráfego geral, mas pode também situar-se na calçada e no canteiro central. Geralmente situadas em vias arteriais e coletoras. (Clique aqui para ver o mapa)
- Infraestrutura Cicloviária Definitiva: É constituída pelas intervenções viárias dedicadas à circulação exclusiva ou não de bicicletas. São compostas por ciclovias, ciclofaixas, compartilhamento de calçada, rotas de bicicleta, bicicletários e paraciclos. (Clique aqui para ver o mapa)
- Paraciclo: Um dispositivo que permite apoiar e fixar a bicicleta estacionada. Pode ser implantado na via ou logradouro público (desde que não atrapalhe a circulação do ciclista) ou no interior dos bicicletários. (Clique aqui para ver o mapa)
- Rota de Bicicleta ou Ciclorrota: Ruas já utilizadas por ciclistas que circulam nos bordos da via junto com o tráfego geral e que recebem sinalização vertical e horizontal (placas e pintura de solo) alertando os motoristas sobre a presença e a prioridade a ser dada ao tráfego ciclístico, além da adoção da velocidade veicular em 30 Km/h. Geralmente situadas em vias coletoras e locais onde é pequena a presença de veículos de grande porte como ônibus e caminhões.
Também estão implantadas 227 estações de bicicleta pública, 212 do BikeSampa e 15 do CicloSampa, que disponibilizam mais de duas mil bicicletas para a população.
BikeSampa – Uma parceria entre a Prefeitura Municipal de São Paulo, através da SMT – Secretaria Municipal de Transportes, e a iniciativa privada, com o banco Itaú e as empresas Serttel/Samba. Todas as estações Bike Sampa estão integradas com o Bilhete Único. Hoje a cidade conta com 212 estações de bicicleta em bairros da cidade como Vila Mariana, Jardins, Vila Nova Conceição, Brooklin, Moema, Pinheiros, Vila Madalena, Bela Vista, Higienópolis, Bom Retiro, Belém, Mooca, Tatuapé, Penha e Vila Matilde. (confira o mapa com as estações)
CicloSampa – Em mais uma parceria da Prefeitura de São Paulo, através da SMT – Secretaria Municipal de Transportes, com a Bradesco Seguros e o Movimento Conviva, a cidade de São Paulo passou a contar com mais um serviço de aluguel de bicicletas. Elas ficam disponíveis aos usuários todos os dias da semana, das 6h às 22h, inicialmente em 15 pontos nas regiões da Paulista, Oeste e Sul. (confira o mapa com as estações)
As Ciclovias estão sendo implantadas em toda a cidade e aqui pertinho, da Vila Nova Conceição – SP, também foram implantadas Ciclorrotas na região do Brooklin (5,3km), Moema (3,0km), Vila Mariana (4,5km) e Jardins (4,5km). Já as Ciclofaixas Operacionais de Lazer totalizam 120,8km em toda a cidade, com funcionamento aos Domingos e feriados nacionais, das 7 às 16h, em todas as regiões da cidade.
Na Vila Nova Conceição SP temos a ciclofaixa Operacional de Lazer Sul/Oeste – Pq do Ibirapuera/ Pq do Povo/ Pq. das Bicicletas.
Agora que tal a gente fazer nossa parte para um convívio harmoniosa entre ciclistas, motoristas e pedestres? Lembre-se: Gentileza gera gentileza. Portanto, se queremos um mundo mais democrático, somos nós que temos que construí-lo. Quem topa?
Confira no mapa onde estão as Ciclovias e Ciclorotas. E vamos em frente, rumo um mundo com mais RESPEITO!
Vermelho = Ciclovias
Azul = Ciclorrotas
LEIA MAIS NOTÍCIAS EM VILA NOVA CONCEIÇÃO SP. O Portal Via Nova Conceição SP faz parte da Rede SP de Notícias. Há 7 anos, conectando pessoas, gerando valor!