A AACD celebrou no dia, 3 de agosto, 70 anos de existência. Nessa longa trajetória, a Instituição realizou grandes feitos e impactou positivamente a vida de pessoas de todas as idades. Fundada em 1950, quando o Brasil vivia um surto de poliomielite, a AACD evoluiu para se tornar um centro ortopédico de referência.
Chama a atenção na história da AACD a evolução dos protocolos clínicos, que hoje permitem que a Instituição atenda diversas patologias, dentre elas: paralisia cerebral, lesão encefálica, amputação, doença neuromuscular, lesão medular, mielomeningocele, má-formação congênita, poliomielite, parkinson e ELA.
Quando o paciente ingressa na AACD, conta com uma avaliação completa de uma equipe multidisciplinar que define todo seu prognóstico e os objetivos do tratamento. Durante e após o atendimento, passa por avaliações médicas periódicas.
Pessoas sem deficiência física, mas com as mais diversas necessidades ortopédicas, também podem ser atendidas na AACD – é possível fazer cirurgias no hospital e realizar todo processo de reabilitação nas próprias instalações da AACD na unidade Ibirapuera da Instituição, em São Paulo.
O hospital ortopédico da AACD realizou somente em 2019 mais de 7.500 procedimentos cirúrgicos, sendo grande referência em cirurgias de coluna, como a escoliose. Essa excelência levou a Instituição a conquistar duas importantes certificações nos últimos anos.
Com investimento em infraestrutura e hotelaria, a AACD registrou avanços importantes focados na qualidade, segurança e conforto dos pacientes e dos seus profissionais. Nos últimos três anos, foram realizadas reformas na internação do hospital ortopédico, ambulatório e centro cirúrgico. Já no centro de reabilitação da unidade Ibirapuera, toda a ambientação dos espaços destinados às terapias e recepções foi repaginada.
Além disso, a AACD realizou uma atualização do parque tecnológico do hospital e do centro de reabilitação na unidade Ibirapuera, se posicionando cada vez mais como referência na área ortopédica. Hoje, a Instituição está preparada para atender desde pequenas incapacidades até casos de grande complexidade.
Foram 10,5 milhões de atendimentos realizados pela AACD na última década, a maior parte deles via SUS, ou seja, sem nenhum custo direto aos pacientes. Além disso, somente em 2019, o hospital ortopédico realizou mais de 7.500 cirurgias e as oficinas entregaram mais de 61 mil produtos ortopédicos.
Para manter essa infraestrutura e seguir beneficiando milhares de pacientes todos os anos, a AACD precisa do apoio da sociedade, pois o repasse feito pelo poder público para os atendimentos não cobre todos os custos. Por isso, a Instituição necessita do engajamento de pessoas e empresas na causa da pessoa com deficiência física.
Com crise advinda da pandemia da Covid-19, que desde março teve impacto direto no orçamento da Instituição, 2020 se tornou um ano desafiador. A necessidade de captação de recursos saltou de R﹩ 80 milhões para R﹩ 130 milhões. Por isso, mais do que nunca, a AACD entende que esse pode ser o momento ideal para que o Brasil efetivamente desperte para uma cultura de doações recorrentes.
LEIA MAIS: Lei Maria da Penha completa 14 anos.
LEIA MAIS NOTÍCIAS EM VILA NOVA CONCEIÇÃO SP. O Portal Via Nova Conceição SP faz parte da Rede SP de Notícias. Há 7 anos, conectando pessoas, gerando valor!