novembro 16, 2024 3:01 PM

Search
Close this search box.

Por Ilana Alves.

Ação Social na Educação. 66 anos. Essa é a idade do Colégio Martim Francisco, localizado no quadrilátero formado pelas ruas Domingos Fernandes, Domingos Leme, Brás Cardoso e Jacques Félix, no bairro Vila Nova Conceição, zona sul de São Paulo.

O Colégio foi inaugurado em 1948, pelo então Prefeito Adhemar de Barros.

Quem administra a escola, atualmente, é o Governo Estadual, mas o terreno onde a unidade foi construída é do Município. Fator esse que já foi tema para alguns debates em torno do assunto.

Mas, trazendo o foco para o lado histórico, o Colégio que recebeu o nome do Presidente da Câmara dos Deputados e Ministro da Fazenda do Império do Brasil em 1822, ao longo do tempo formou vários alunos, passou por várias transformações e se tornou uma referência no bairro.

Quem vai ao colégio encontra uma arquitetura contemporânea que nos remete àquela educação tradicional do início do século XX.

De portas abertas para a comunidade, o Colégio recebeu nossa equipe para uma visita.

Além da arquitetura, encontramos outros detalhes que foram conservados com o passar do tempo, e que hoje contam a história do bairro através de objetos e móveis antigos. Logo na entrada, o visitante se depara com uma área espaçosa e bela escadaria, local que agrega um piano ao lado esquerdo, um quadro de Martim Francisco a direita e as grandes e pomposas portas que levam à Biblioteca Geraldina Nogueira de Carvalho.

No mesmo ambiente, dois porta chapéus e dois porta guarda chuvas antigos que foram conservados pelo Colégio compõem o arranjo.

Em julho de 2014, algumas salas de aula receberam piso novo, pintura e troca de vidros quebrados. Trabalho feito em conjunto com a Associação dos Amigos da Praça Pereira Coutinho através de verba doada por moradores do bairro. “No total são 13 salas de aula, fizemos reformas em algumas, mas ainda faltam 3 salas a serem reformadas, as manutenções são constantes.”, Explica Sylvia Acar, Presidente da Associação.

Mesmo tendo passado por reformas constantes e recentes, Martim Francisco ainda precisa de ajuda para ter restaurados banheiros, pátio, quadra e refeitório. Segundo Sylvia a Escola recebe verba do governo, mas a quantia é pouca para dar conta de todos os reparos e adequações necessárias. Por isso, ela que cuida da Praça Pereira Coutinho, resolveu arregaçar as mangas e encontrar parceiros no bairro para ajudar na reforma. “Cuidar do meio ambiente em que vivemos faz parte da ação social.” Afirma Sylvia.

“A Associação da Praça Pereira Coutinho ajuda em todos os sentidos. A verba que a escola recebe é pequena diante de tamanha necessidade para manter o prédio. Com essa verba fazemos o básico do básico. A Associação mantém um funcionário para consertar as coisas no dia a dia. Essa ajuda é imprescindível.” Complementa Tereza Maria de Freitas, Diretora do Colégio.

Tereza ressalta ainda que a participação da comunidade local na ajuda para preservar a escola também é muito importante, já que essa união proporcionaria uma sociedade mais pacífica e melhoraria o convívio social nas proximidades, nas esquinas, no bairro.

“Se a sociedade se envolvesse nessa causa, não é que melhoraríamos toda a cidade, mas iríamos melhorar um pedacinho de onde moramos. É importante enfatizar que a parceria entre a Escola e a Associação fortalece o desenvolvimento da comunidade e o aprendizado dos nossos alunos”. Afirma Junior de Almeida, Vice-Diretor da Escola.

A cozinha onde é feita a merenda para os três períodos de aula (manhã, tarde e noite) precisaria de uma geladeira industrial e mais lugares para armazenar frutas e legumes. “A geladeira que o Colégio tem hoje é pequena para acomodar a grande quantidade de alimento diária.” Afirma Sylvia.

Fomos também até as quadras esportivas. A quadra fechada foi reformada recentemente e está em boas condições de uso. Já a quadra aberta precisa de uma mãozinha. O chão está descascando e as marcações de jogos quase não existem mais, a tabela das redes de basquete estão enferrujados e um deles nem tem mais rede, o alambrado também está todo rasgado.

Sylvia Acar continua recebendo ajuda da comunidade para reformar o Colégio Martim Francisco. Quem puder ajudar de alguma forma pode ir ao Colégio ou procurá-la por e-mail: jlapf@terra.com.br

Nosso primeiro passo foi o conhecimento e conscientização sobre o problema. O site Vila Nova Conceição SP apoia essa causa.

Estamos de portas e mentes abertas para ajudar, no papel cidadão que o site se propõe a fazer.

IMG_9634
Tereza Maria de Freitas, Diretora do Colégio e Junior de Almeida, Vice-Diretor.
IMG_8891
Sylvia Acar na escadaria de entrada do Colégio.
IMG_8893
Quadro de Martim Francisco.
IMG_8905
Moldura de inauguração localizada na entrada do Colégio.
IMG_8887
Pátio do Colégio Martim Francisco.
IMG_8878
Quadras.
IMG_8874
Quadra fechada foi reformada há pouco tempo.
IMG_8870
A reforma da quadra foi feita por inteiro.
IMG_8866
Alambrado da quadra que precisa de reforma.
IMG_8863
Tabela de basquete que precisa de reforma.
IMG_8861
Tabela de basquete que precisa de reforma.
IMG_8855
Quadra aberta precisa de reforma.
IMG_8854
Paredes precisam de reforma.
IMG_8849
Pátio aberto do Colégio Martim Francisco.
IMG_8824_1
Sala de aula reformada.
IMG_8865
Alambrado que precisa de reforma.
IMG_8839
Banheiros externos. Precisam de reforma.
IMG_8830
Cozinha do Colégio.
IMG_8827
Área externa.
IMG_8826
Área externa. Sylvia Acar, mostrando as dependências do Colégio para nossa equipe.

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo