novembro 16, 2024 11:39 PM

Search
Close this search box.

A ação Amigo H reuniu muitos amigos próximo ao portão 10 do Parque do Ibirapuera. A animação tomou conta do pessoal por uma causa nobre!!!

Logo na entrada do portão 8, localizado na Avenida República do Líbano, já dava para ouvir a música do evento Transpiração Amigo H. Crianças e adultos, todas as idades participaram das atividades.

amigo h
Não tinha como não chegar pertinho para fazer um carinho! Foto: Ai Press.

A aula teve muita música, sob o comando da DJ Deborah Falci acompanhada de sua fofucha Philomena, que chamou a atenção da criançada! Inclusive a Lady Philomena, tem o perfil @philomenafalci no Instagram com mais de dois mil seguidores! Não tinha como não parar para fazer um carinho e tirar uma foto!

A agitação começou no horário. Teve até contagem regressiva, para juntar a grande turma Amigo H. Cinco professores de educação física se revezaram nas sequencias de exercícios.

amigo h
Silvia Meili tirou o sábado pela manhã para apoiar uma causa nobre: Amigo H.

Cada aula teve 3 etapas e pediu capricho e muito fôlego!!!

No palco um telão para ajudar o pessoal a entrar no clima!

Teve quem chegou cedo com muita energia para participar de todo o circuito. “Quando eu era mais jovem, eu era professora de educação física. Adorei o evento. Além disso, eventos como este, que têm uma causa nobre, me envolvem. Eu apoio. Eu mesma tenho projetos de ajudar jovens a fazerem flores, dando a eles a oportunidade de se tornarem profissionais da área de designer.” Silvia Meili, Proprietária da Floricultura Une Fleur Dans La Ville, localizada em Moema.

“Maravilhoso participar de uma ação como essa que tem um cunho social super importante. Uma causa nobre.” Destaca Milene Cristina Gazza, colaboradora do transporte escolar do Colégio da Companhia de Maria.

amigo h
Da esq. para a dir.: Milene Cristina Gazza, Fernando Gazza; Vera Lucia. Todos apoiando a causa Amigo H. Foto: Ai Press.

O encontro teve o objetivo de lembrar as pessoas sobre a importância da atividade física para a qualidade de vida. “A atividade física regular, não esporádica, reduz o risco entre 20 e 25% para o câncer de mama nas pacientes que nunca tiveram. Já nas pacientes que tiveram câncer de mama, a atividade física regular mostra melhora na qualidade de vida, além de uma diminuição no risco de recorrência da doença.” Explica o Doutor Silvio Bromberg, cirurgião mastologista do Centro de Oncologia do Hospital Albert Einstein.

Segundo o Doutor Silvio, o evento Amigo H é importante para criar um marco neste mês de outubro que simbolicamente foi criado e eleito para as pessoas se lembrarem da importância da prevenção ao câncer de mama. “O câncer de mama é o que tem maior incidência no universo feminino. Em média, ele acomete uma, a cada 9 mulheres, no Estado de SP, Por exemplo. Infelizmente nos países não desenvolvidos o índice de mortalidade ainda é crescente, porque temos diagnósticos muito tardios.” Explica o Doutor Silvio.

amigo H
Da esq. para a dir.: Dro Silvio Bromberg, Cirurgião Mastologista; Dra Heloísa Veasey, Oncologista; Bruno Gion, Educador Físico. Equipe do Hospital Albert Eintein. Foto: Ai Press.

Pensando em cuidar da saúde, o HIIT, High Intensity Interval Training, foi a modalidade de atividade física adotada no encontro Amigo H.

O HIIT pode ser considerado uma sequencia de exercícios modulados pela intensidade. Esses exercícios consistem em movimentos com menor duração, mas com picos de maior e menor intensidade. “Isso proporciona o aumento de frequência cardíaca e arterial, que acaba diminuindo a pressão arterial e melhorando o condicionamento cardiorrespiratório.” Detalha Bruno Gion, Educador Físico do Hospital Albert Einstein.

“Esse evento une dois aspectos positivos que são: a prevenção do câncer e toda a proposta de conscientização sobre ele, inclusive o incentivo à prática de atividade física regular. A proposta também é tirar o estigma de que durante o tratamento não se faz exercícios. Independente do tratamento a ser feito para combater a doença é possível sim incluir a atividade física em qualquer uma das etapas.” Afirma Dra Heloísa Veasey, Oncologista do Hspital Albert Eintein.

amigo h
Palco do evento. No comando a DJ Deborah Falci e sua companheira Philomena Falci. Foto: Ai Press.

A recomendação da Doutora é apenas ficar atento ao limite do tempo e do esforço da atividade, durante o período do tratamento. “O exercício é importante no controle de peso, da ansiedade e na elevação de auto estima. Isso colabora de fato para a prevenção do câncer ou ajuda a evitar que ele volte.” Ressalta a Doutora Heloísa.

A periodicidade para fazer esse tipo de atividade varia de treino a treino, de pessoa para pessoa. E principalmente do objetivo. “Todo exercício tem que ser feito de acordo com o objetivo da pessoa. Se o objetivo for aumentar massa muscular, por exemplo, talvez o HIIT não seja o indicado, já que para aumentar a massa muscular é mais indicado a musculação.” Explica Bruno.

amigo h
Manhã animada no Parque do Ibirapuera. A atividade começou às 11h00.

Vale lembrar que não há idade específica para começar a fazer essa atividade. O exercício deve ser feito em todas as idades.

“Ser sedentário é o mal do mundo moderno. Sedentarismo não é a forma para a qual fomos programados. Ser sedentário aumenta o risco de contrair cerca de 17 condições patológicas.” Finaliza Bruno.

Então, não seja sedentário. Não fique sentado. Faça exercícios!

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo