abril 13, 2024 4:17 PM

Search
Close this search box.

Atividade física: vida sedentária deve ser combatida desde a infância

Sabe aquela caminhada gostosa no parque logo pela manhã, ou no finzinho da tarde, sentindo a brisa no rosto e olhando a beleza do nosso querido Ibirapuera? Pois bem, não é apenas um momento de lazer e admiração da natureza. É uma prática saudável, diminui o estresse e vai te livrar de uma vida sedentária.

E não é apenas para os adultos não!! Em época dominada por celulares, tablets e videgames é cada vez mais raro fazer as crianças saírem para praticar exercícios. Para diminuir as probabilidades destes problemas, um estilo de vida mais saudável, aliado a prática de atividade física precisam ser adotados desde cedo.

As crianças devem ser estimuladas a partir do nascimento. Os pais têm papel fundamental e podem ajudar a despertar o interesse da criança que, quando encorajada a praticar exercícios desde a infância, tendem a se tornar adultos mais ativos.

De acordo com o cardiologista e médico do esporte do HCor (Hospital do Coração), Dr. Daniel Santos, a atividade física auxilia no desenvolvimento do sistema osteomuscular, no controle da glicemia, dos lípides e da pressão arterial. “Além disso ajuda no tratamento da ansiedade, depressão e, ainda, na prevenção de vários tipos de câncer. Crianças que apresentam algum tipo de sintoma relacionado à atividade física como cansaço desproporcional ao exercício, palpitações, desmaios, dor induzida pelo esforço ou que ofereçam algum problema de saúde devem ser encaminhadas para avaliação especializada”, recomenda o cardiologista.

Dados do IBGE mostram que 78% das crianças ficam mais do que duas horas por dia na frente da TV, e apenas 43% fazem mais do que 300 minutos de atividade física por semana. Crianças com excesso de peso tendem a ser adulto obeso e mais propenso a desenvolver diabete, hipertensão arterial, acidente vascular cerebral e infarto do miocárdio cada vez em idades mais jovens.

A alimentacão é um fator fundamental no combate a esses problemas, mas apenas 23% da população ingere a quantidade diária de nutrientes recomendada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) de cinco ou mais porções ao dia de frutas, verduras e legumes, enquanto 31,5% consomem carne gordurosa e 26% tomam refrigerantes regularmente.

Portanto… fica a dica: vida sedentária deve ser combatida desde a infância. Promover a prática regular de exercícios físicos na infância e na adolescência significa estabelecer uma base sólida para a redução do sedentarismo na idade adulta.

Atividade física X Sedentarismo?

O sedentarismo é definido como a falta ou a diminuição da atividade física, associado à ausência da prática de esportes ou a qualquer outra atividade do cotidiano do indivíduo. É considerado sedentário aquele que gasta poucas calorias por semana com atividades ocupacionais.

Ainda como dica para os pais, além de uma reeducação alimentar, a criança deve começar a praticar alguma atividade física no dia-a-dia. É comprovado que uma criança fisicamente ativa tem grandes chances de se tornar um adulto ativo. Promover a prática regular de exercícios físicos na infância e na adolescência significa estabelecer uma base sólida para a redução do sedentarismo na idade adulta, contribuindo desta forma para uma melhor qualidade de vida.

“É importante lembrarmos que a prática regular de exercícios físicos não implica necessariamente no envolvimento em atividades de caráter competitivo. É necessário conscientizar as crianças e adolescentes que uma simples caminhada já pode trazer benefícios à saúde”, orienta Dr. Santos.

A educação física escolar tem importante papel nesta missão, pois boa parte do dia de uma criança é passado na escola. “Cabe aos pais a responsabilidade de dar o exemplo e criar oportunidades para que seus filhos possam ter uma prática regular de exercícios físicos extracurriculares, como a pratica de esportes como judô, futebol, ballet, entre outros, que além de evitar o sedentarismo e a obesidade, podem trazer outros benefícios para as crianças, como sociabilização, apresentações, competições, etc”, finaliza o cardiologista do HCor.

SERVIÇO

HCor

Site: www.hcor.com.br
Central de Agendamento: (11) 3889-3939
Pronto-Socorro: (11) 3889-9944

Vila Nova Conceição SP

Vila Nova Conceição SP

LEIA MAIS NOTÍCIAS EM VILA NOVA CONCEIÇÃO SP. O Portal Via Nova Conceição SP faz parte da Rede SP de Notícias. Há 7 anos, conectando pessoas, gerando valor!

Veja também...

Pular para o conteúdo