Exercícios de grande impacto, como o tradicional futebol com os amigos no final de semana, podem trazer complicações à saúde das pessoas que não praticam atividade física periodicamente.
O esforço físico intenso sem que o corpo esteja preparado pode aumentar os riscos de estiramento muscular, infarto do miocárdio e até de morte súbita.
De acordo com o Dr. Eduardo Bernardo de Almeida Junior, ortopedista e médico do esporte do Hospital Ifor, unidade especializada em ortopedia da Rede D’Or São Luiz no ABC, os atletas de fim de semana têm riscos maiores de desenvolver problemas cardíacos ao sobrecarregarem o coração. “Se encaixam também neste quadro as lesões como entorses e musculares, comuns neste grupo de pacientes”, observa.
Vale lembrar que a atividade física deve ser feita de forma correta para não acarretar em riscos para a saúde. As possíveis lesões também podem acometer membros como os joelhos, tornozelos e ombros.
“Para melhorar o condicionamento de forma adequada é importante manter uma regularidade. Os pacientes destreinados devem realizar inicialmente atividades recreativas leves, para melhorarem progressivamente, e nunca exercícios de alta intensidade e sobrecarga apenas no final de semana”, explica o Dr. Eduardo.
Sinais que merecem atenção
Dores que surgem após a realização das atividades físicas podem ser indícios de lesões de cartilagem de joelhos, por exemplo.
A dor pós-treino também pode ter outros motivos, como a sobrecarga causada pela própria atividade física de alta intensidade, e não necessariamente estar relacionada ao despreparo do paciente.
LEIA MAIS NOTÍCIAS EM VILA NOVA CONCEIÇÃO SP. O Portal Via Nova Conceição SP faz parte da Rede SP de Notícias. Há 7 anos, conectando pessoas, gerando valor!