novembro 16, 2024 12:39 PM

Search
Close this search box.

Banco de Sangue do HSPE cria campanha para ampliar as doações

A necessidade de transfusões no Banco de Sangue do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (HSPE) se manteve estável entre janeiro e outubro de 2020, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Dados indicaram 11.426 transfusões em 2020 e 12.813 em 2019. Porém, o número de doações no HSPE teve queda de 30% durante a pandemia. Em algumas regiões do Brasil esse índice chegou a 50%, segundo a Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo.

Mais do que nunca, a doação é essencial para tratamentos e intervenções urgentes e permite aumentar a esperança e qualidade de vida dos pacientes. As maiores indicações de transfusão no HSPE durante a pandemia foram para os pacientes com anemias, câncer, hemorragias digestivas e choque séptico causado por infecção bacteriana.


O Banco de Sangue do HSPE funciona de segunda a sexta, das 9h às 16h e aos sábados, das 8h às 16h. Para doar não é necessário agendar horário. O acesso ao prédio é pela Rua Pedro de Toledo, 1800.

O Serviço de Hemoterapia do HSPE está localizado em uma área independente do restante das demais unidades hospitalares, evitando que os doadores tenham contato com pacientes de outras patologias, como a Covid-19.

Exames:

A coleta das bolsas de sangue doadas é realizada com material descartável e estéril. Também são realizados testes de sorologia, para identificação de doenças transmissíveis, como HIV e Hepatite B e C.

Requisitos para doação:

Para doar sangue é preciso atender alguns requisitos. Na chegada ao Hemocentro, os doadores passam por uma entrevista clínica.

Veja abaixo alguns dos critérios necessários de acordo com as orientações do Ministério da Saúde:

• Estar em boas condições de saúde;

• Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (Menores devem estar acompanhados do responsável legal para doar);

• Pesar no mínimo 50kg;

• Estar alimentado (evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem o procedimento);

• Estar descansado;

• Candidatos que estiverem no exterior não podem doar sangue por 14 dias a partir da data do retorno;

• Voluntários que tiveram contato com casos suspeitos e confirmados de Covid-19 ficam impedidos de doar sangue por 14 dias;

• Doadores que apresentaram sintomas de possível infecção pelo Covid-19 (casos suspeitos) poderão doar sangue após 14 dias do desaparecimento dos sintomas;

• Aqueles que apresentaram diagnóstico positivo de Covid-19 só poderão doar sangue após 30 dias da recuperação clínica completa (sem sintomas).

Respeitar os intervalos para doação:

• Homens – 60 dias (máximo de 04 doações nos últimos 12 meses).

• Mulheres – 90 dias (máximo de 03 doações nos últimos 12 meses).

LEIA MAIS: CasaCor em novo formato na Praça de Milão.

Veja também...

Pular para o conteúdo