Boa alimentação: o segredo da beleza e da saúde

Estamos no mês em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres.

Há muito o que se comemorar. Não apenas a independência feminina, mas principalmente nossa colocação no mercado de trabalho que vem sendo a cada ano mais marcante e decisiva.

Mas esse estágio também traz algumas tarefinhas a mais…..

Pois é…. hoje somos mães, trabalhamos fora e por mais que tenhamos alguém para nos ajudar a responsabilidade de organizar e coordenar a casa sobra para nós!!!!

Essa tripla jornada tem encurtado nosso tempo e feito com que a cada ano passemos a ter refeições mais rápidas e nem sempre saudáveis.

Uma alimentação balanceada, composta por frutas, verduras, legumes, proteínas e carboidratos pode garantir os nutrientes necessários para o organismo e até mesmo funcionar como um verdadeiro tratamento de beleza para as mulheres, auxiliando nos cuidados da pele, unhas e cabelos.

E claro, dando mais energia para enfrentar essa correria diária!

A nutricionista Milene Gonçalves Raimundo, diretora do Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cesans), da Codeagro, nos enviou algumas dicas super valiosas para levarmos em consideração.

Segundo ela, as vitaminas e minerais contidas nos alimentos são essenciais para o bom  funcionamento do organismo e estão diretamente relacionados à aparência bonita e saudável de algumas partes do corpo. “A vitamina C, por exemplo, é conhecida por proteger contra infecções, mas também favorece a cicatrização e a produção de colágeno, essencial para a pele. Já as vitaminas do complexo B auxiliam no metabolismo das proteínas e, como os cabelos são basicamente constituídos de uma proteína chamada queratina, sua ingestão ajuda a manter a saúde dos fios”, explicou a especialista.

Boa Alimentação

A nutricionista preparou também algumas dicas de alimentos acessíveis à população e que garantem os benefícios para a saúde feminina:

– Para ter cabelos fortes e brilhantes, consuma carnes, peixes, verduras, leite e derivados e feijão, pois contêm vitaminas do complexo B.

– Para fortalecer as unhas e mantê-las com aspecto rosado, inclua na dieta diária alimentos ricos em proteínas, cálcio, ferro e vitaminas do complexo  B, presentes nas carnes vermelhas, aves, peixes, leite e derivados, frutas e cereais.

– Para manter o brilho e a elasticidade da pele, prefira os alimentos que têm maior quantidade de água, fibras, ferro, zinco e vitaminas A, B, e C, como vegetais e folhas verde-escuras, carnes, leite e frutas cítricas.

– Para melhorar o funcionamento intestinal, coma frutas e alimentos integrais, que têm fibras que ajudam a diminuir a absorção das gorduras pelo organismo e aumentam a saciedade.

– Para prevenir e tratar celulite, beba muita água. Ela hidrata e ajuda a eliminar o excesso de líquidos e toxinas do corpo.

Garantir a qualidade dos alimentos que chegam à mesa do paulista é uma das diretrizes da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, conforme ressalta o secretário Arnaldo Jardim. “Temos trabalhado para garantir a saudabilidade dos alimentos para que o agricultor produza mais, com qualidade e variedade, como nos orienta o governador Geraldo Alckmin, que é médico e sabe da importância da boa alimentação para a saúde da população”, ressalta o secretário.

Facebook Comments