novembro 16, 2024 2:57 PM

Search
Close this search box.

Literatura é a arte de compor e expor escritos artísticos, em prosa ou em verso, de acordo com princípios teóricos e práticos; o exercício dessa arte ou da eloquência e poesia. Essa é a definição no maior projeto de enciclopédia multilíngue, e de licença livre, do mundo.

Literatura é o conjunto de saberes ou habilidades de escrever e ler bem. No início, ainda na infância, é importante introduzir o gosto pela literatura, embora para a criança não interessa muito o significado das palavras, mas sim os ritmos e movimentos que produzem elos prazerosos e importantes entre ela e o adulto.

É pela voz do adulto que se introduz o aprendizado do gostar de literatura para as crianças e adolescentes. Daí, ao acesso a suplementos de jornais, livros, telas, folhetos também faz parte desse importante processo.

Mas é necessário dizer que, infelizmente, a maioria das crianças e jovens de nosso país tem contato com a literatura somente quando ingressa na escola. E é justamente com intenção de auxiliar os jovens prestes a prestar o vestibular que a Casa das Rosas promove a oficina  “Literatura para e além do Vestibular” com Ruth Sá.

Os encontros partirão de uma rápida revisão das características da obra, seja do ponto de vista literário, linguístico, estilístico ou temático, com o objetivo de levar a um debate de ideias entre os participantes. A leitura de trechos e sua interlocução com vídeos, filmes, textos, imagens e audições de músicas levará à reflexão sobre as possibilidades transdisciplinares das obras.

Para participar, os interessados tem que fazer inscrição gratuitamente, na recepção da Casa das Rosas, para cada dia do evento. Quem participar, com mínimo de 75% de frequência, ganhará um certificado digital.

Confira a programação de cada evento da oficina “Literatura para e além do Vestibular”  da Casa das Rosas:

7 de agosto: Viagens na minha terra – Almeida Garrett (1846)

14 de agosto: Memórias de um sargento de milícias – Manuel Antônio de Almeida (1854)

21 de agosto: Til – José de Alencar (1872)

28 de agosto: Memórias póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis (1881)

4 de setembro: O cortiço – Aluísio Azevedo (1890)

11 de setembro: A cidade e as serras – Eça de Queirós (1901)

18 de setembro: Vidas secas – Graciliano Ramos (1938)

25 de setembro: Capitães da areia – Jorge Amado (1937)

2 de outubro: Sentimento do mundo – Carlos Drummond de Andrade (1940)

Agora, é só fazer uma “forcinha”  e ir participar das oficinas para desfrutar dessa abertura que a Casa das Rosas está promovendo para o preparo para nossos jovens possam participar dessa deliciosa viagem que é a literatura.

Serviço

Casa das Rosas

End.: Avenida Paulista, 37, Bela Cintra – São Paulo
Tel.: (11) 3285-6986 / (11) 3288-9447
Site: www.casadasrosas.org.br

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo