novembro 16, 2024 11:38 PM

Search
Close this search box.

Mas será que ainda podemos conter a crise de água em São Paulo? Já não está comprometida a situação e a falta d’água é eminente? São tantas as dúvidas. O que podemos fazer de fato?

Embora possamos perceber que tem chovido na cidade nos último dias e o sistema Cantareira tem tido um aumento em seu nível, atualmente com 7,8% de sua capacidade, não podemos contar somente com a boa fé de São Pedro. Devemos tomar alguns cuidados que, com certeza, vão ajudar nessa empreitada contra a seca em nossas represas. Como?

Bem… Se levarmos em consideração que somos quase 12 milhões de pessoas vivendo na terra da garoa (que anda tão desaparecida nos últimos tempos), podemos ajudar e muito com pequenas atitudes que passam despercebidas no dia a dia e que é bem mais simples do que parece ajudar nessa crise.

Quer um exemplo? Cerca de 5 minutos é suficiente para higiene do corpo. Se sairmos do banho um minutinho antes do que o de costume já é uma ajudinha… “Ajudinha”? Nesse “minutinho” poupamos cerca de 3 a 6 litros de água e se todos fizerem a mesma coisa a cidade poderia deixar de gastar cerca de 33 milhões de litros de água por banho.

Sabe aquele pinga-pinga que tanto conhecemos das torneiras? Que nos deixa nervosos, e que muitas vezes tira nosso sono? (ainda mais depois de fazer a conta no fim do mês). Pois bem, esse “danado” pinga-pinga” pode chegar a gastar 46 litros de água por dia. No final das contas vão para ralo, literalmente, cerca de 1.380 litros por mês e 16.790 litros de água por ano.

E ainda temos a limpeza bucal que fazemos pelo menos 3 vezes ao dia. (bem… esperamos, né?). Se escovar os dentes por 5 minutos com a torneira meio aberta, consumimos 12 litros de água a cada escovação. Se usarmos um copo, o que é suficiente, economizaremos cerca de 11 litros de água a cada escovação.

E para os homens, olha o quanto podemos cooperar nessa empreitada na hora de fazer a barba. Gasta-se cerca de 12 litros de água a cada 5 minutos que a torneira fica aberta. Então, se encher o lavatório e fechar a torneira economiza-se cerca de 10 litros de água.

Vale lembrar que, de acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de 3 mil litros de água por mês. Cerca 110 litros por dia para as necessidades de consumo e higiene. No Brasil o consumo é quase o dobro do recomendado e descrito pela ONU, cerca de 200 litros por dia.

Bem… Com um pouco de esforço podemos ajudar nesse momento de muitas dificuldades que passamos. E cobrar dos governantes planejamento é um dever nosso, sim, mas ter atitudes pensando em uma sociedade com qualidade de vida é uma coisa para se pensar… e rápido!!!!!

Para mais dicas de consumo em casa e apartamentos, vale a pena dar uma olhada no site da Sabesp: http://site.sabesp.com.br

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo