novembro 16, 2024 2:48 PM

Search
Close this search box.

Os pets, animais de estimação, precisam de cuidados sempre. O amigo deve ter abrigo confortável, protegido do sol, da chuva e do vento.

E com o inverno chegando, além de pensar em se agasalhar para não passar frio, quem tem animais de estimação também deve tomar alguns cuidados com os companheiros. Afinal de contas, assim como nós, os pets também tem fome, medo, dor e claro… sentem frio.

pets
Mesmo dentro de casa ou do escritório, os animais precisam de um local confortável e quentinho para ficarem.

Mesmo dedicando os cuidados necessários, assim como nós, seres humanos, os pets também podem acabar desenvolvendo alguns problemas característicos desta época do ano.

Segundo o professor do curso de Medicina Veterinária da Universidade Anhanguera de São Paulo, Rodrigo Casemiro Pinto Monteiro, “no inverno, os animais podem sofrer com as doenças características de um clima mais seco e frio, como a Tosse dos Canis, ou traqueobranquite infecciosa canina por exemplo. Já os gatos podem ser afetados por uma Sindrome denominada Complexo respiratório Felino, cujos agentes etiológicos se disseminam com mais facilidade em climas de inverno”, alerta o veterinário.

pets
Os amigos mais velhos podem aproveitar o solzinho do dia, para se aquecer.

Assim como os humanos, durante essa época os pets idosos podem apresentar sinais de dor nas articulações, também conhecida como artrose, além de outros sinais característicos de bicos de papagaio.

Os amigos de quatro patas que vivem no quintal, fora de casa, devem tomar cuidado com o frio. “Mesmo com sua cobertura pilosa, algumas raças podem sofrer de hipotermia. Nestes casos, aconselha-se a colocar roupinha nos animais e até mesmo manter cobertores nas camas dos animais, sendo que estes devem ter acesso a um local coberto para passar a noite. No entanto, gatos costumam não tolerar roupinhas, e este ponto deverá ser muito bem ponderado pelo médico veterinário e proprietário do animal”, recomenda Rodrigo.

Por isso é importante ficar atento aos sinais que nossos amigos passam. Carinho e atenção, nunca é demais quando o assunto é cuidar de uma vida!

pets
O que mais eles querem é carinho e atenção!

Alimentação

A alimentação é outro ponto importante. Um animal bem alimentado passa o inverno mais protegido e mais forte. Forneça alimentos apropriados, de acordo com a espécie e a idade do animal. Mantenha sempre a água limpa e fresca à disposição.

Cobertas

Deixe ao alcance mais cobertores. Evite dar banhos e se o pet for peludo evite a tosa, o pelo também o ajuda a se proteger. Se o animal pelo muito curto, vista roupinhas e capas. Evite passear em horários mais frios, como ao amanhecer e ao entardecer. Prefira as tardes de sol.

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo