novembro 23, 2024 2:18 PM

Search
Close this search box.

Nesta terça-feira, 06 de dezembro, será inaugurada uma escultura em homenagem aos jogos olímpicos no Brasil: Rítmica Genética  Global, da artista plástica paulistana, Paula Delmanto.

O monumento será inaugurado a partir das 12h, na Praça Raul Cortez S/N (em frente a Rua Olimpíadas), e ficará fixo no local.

“São Paulo é uma cidade que vive e respira arte. Sendo assim, nada mais providencial do que a escolha da Praça Raul Cortez – um espaço verde e cheio de vida para abrigar um pedacinho da arte e do esporte no Brasil. Não temos a Vila Olímpica do Rio de Janeiro, mas temos a Vila Olímpia com a Rua das Olímpiadas”, brinca.

monumento vila olímpia
Monumento em homenagem aos jogos olímpicos no Brasil: Rítmica Genética Global, da artista plástica paulistana, Paula Delmanto. Foto Divulgação.

A intervenção artística é feita de bronze com uma estrutura de aço revestido de fibra de carbono que simula os movimentos em espiral das fitas utilizadas pelas ginastas nas apresentações conforme os ventos.

Com obras e trabalhos expostos em galerias renomadas como a Saphira & Ventura Gallery e na Sede da ONU, ambas em Nova Iorque, e sua mais recente exposição em cartaz na Art Lab Gallery, Paula traz na assinatura de suas esculturas um traço recorrente: o esporte. São os movimentos das mais variadas modalidades esportivas o fio condutor para a criação de suas peças artísticas.

“O esporte sempre foi minha grande paixão. Os movimentos e formas que este universo nos propicia são infinitos e extremamente plásticos. Com a realização dos Jogos Olímpicos no Brasil senti ainda mais aflorado esse desejo de homenagear o esporte, em especial, a ginástica rítmica. Este meu trabalho traz, em sua essência, toda essa elegância e beleza. Por isso, tentei ao máximo reproduzir esses movimentos com a mesma maestria que nossas ginastas”, destaca Paula.

A escultura

A escultura de 5,45 metros e aproximadamente 600 kg é feita de bronze e fibra de carbono, composta por uma base de concreto armado em formato piramidal – uma referência a forma triangular da praça e seu paisagismo. “O corpo da ginasta é de bronze, material nobre e extremamente resistente aos efeitos do sol e da chuva. Além disso, é um elemento que representa tanto a força física quanto a determinação que a modalidade exige”, explica a artista plástica.

Apoio

A inauguração da escultura Rítmica Genética Global conta com o apoio da Subprefeitura de Pinheiros e com o Departamento de Patrimônio Histórico da Prefeitura de São Paulo.

Sobre a artista plástica

Nascida na cidade de São Paulo, onde atualmente vive, possui mais de 10 anos de experiência incluindo exposições internacionais em Nova York, onde estudou entre os anos de 1998 e 2001 – Curso de Marketing and Advertising pela UCLA e Fashion Design and Merchanding pela Santa Monica College. Representada pela Art Lab Gallery, já teve suas esculturas expostas na Saphira & Ventura Gallery e na Sede da ONU em Nova York.  Sua mais recente exposição intitulada ‘Arte Contemporânea Múltiplas Perspectivas’ está em cartaz na  Art Lab Gallery.

Mais informações: www.pauladelmanto.com.br

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo