Dezembro Laranja: Dermatologista fala sobre a importância da Conscientização contra o Câncer de pele

Compartilhe com amor para seus amigos!

O mês de dezembro é marcado pela campanha Dezembro Laranja, que visa reforçar a importância da conscientização contra o câncer de pele.

Dessa forma, a ação informa sobre as formas de prevenção e a importância de procurar um médico para diagnóstico e tratamento da doença.  

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), anualmente, são diagnosticados 180 mil novos casos da doença.

Isso significa que 1 em cada 4 casos novos de câncer no Brasil, é de pele. Ainda segundo o INCA, 30% de todos os tumores malignos do Brasil correspondem ao câncer da pele.

Para o dermatologista Gustavo Saczk, a melhor forma de evitar a doença é a prevenção e por isso a tamanha importância da campanha Dezembro Laranja.  

“Os melhores tratamentos são definidos a partir de um diagnóstico precoce, e diante disso é essencial uma consulta médica. Precisamos promover esta conscientização nas pessoas”. Ressalta, Dr.Gustavo Saczk.

O profissional reforça que é necessário também se fazer o alerta sobre os sinais da pele e explica como o ABCD das manchas, ou seja, uma espécie de autoexame, pode ajudar no diagnóstico e nas chances de cura.

O câncer de pele, se descoberto no início, tem um tratamento fácil na maioria dos casos, por isso é muito importante falarmos sobre diagnóstico e tratamentos precoces.

Através de um autoexame é possível saber se suas pintinhas precisam ser avaliadas por um dermatologista. Para isso, vamos falar do ABCD das manchas, abaixo:

A letra A é de assimetria. Para isso, você divide mentalmente a lesão em duas ou quatro e todas as partes devem ser muito parecidas.

O B vem de bordos, o contorno da lesão. Ele deve ser bem desenhado, se for irregular você tem que ficar atento.

O C representa a coloração. Para chamar a atenção a pinta deve ser escura ou ter muitas cores. Falo sempre aos meus pacientes: se você está vendo que sua manchinha que era preta está ficando branca ou marrom e crescendo apenas um dos lados, venha logo ao consultório para uma avaliação.

E a última letra, o D, vem de diâmetro. Essa é um pouco mais técnica, pois lesões maiores que 6 milímetros devem ser avaliadas com mais cuidado. Mas para ficar mais fácil, se você tem uma pinta que vem crescendo nos últimos meses, isso é um sinal de alerta.

Leia mais: 1º OEI de Políticas Públicas de Educação e Cultura.


Compartilhe com amor para seus amigos!

Deixe um comentário (Vamos adorar!)