setembro 17, 2024 7:12 PM

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Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia

Para combater o estigma e a discriminação que ronda a epilepsia, a ViaQuatro e a ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô de São Paulo, respectivamente, estão juntas com a Associação Brasileira de Epilepsia (ABE) na campanha “Epilepsia: derrubando mitos e preconceitos”.

Nos nichos de leitura das 27 estações das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, os usuários têm acesso a folders informativos com orientações sobre a epilepsia; e, até final de abril, uma série de painéis ficarão dispostos nas plataformas das linhas, com mensagens que deixam claro que a doença não incapacita ninguém. Nos cartazes, a chamada aponta para a mensagem: “Quem vê cara não vê epilepsia”.

“A campanha se relaciona perfeitamente com a dinâmica do transporte público, com milhares de passageiros que se cruzam sem saber as histórias uns dos outros, em um ambiente onde pessoas com epilepsia podem ter crises”, diz Maria Alice Susemihl, presidente da ABE. Dados da OMS mostram que 50 milhões de pessoas no mundo têm epilepsia.

Hoje, dia 26, é o Dia Roxo ou Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia, data criada em 2008 por Cassidy Megan, uma criança de 9 anos, com o apoio da Associação de Epilepsia da Nova Escócia (EANS). A cor foi escolhida em referência à flor de lavanda, frequentemente associada ao sentimento de solidão. Para Cassidy, a solidão era o sentimento que melhor definia as pessoas que sofrem com a epilepsia.

Segundo a ABE, muitos ainda acham que a epilepsia é contagiosa. Essa crença, infundada, impede que ajudem quando alguém está tendo uma crise convulsiva. Também existe um estigma muito forte de que é uma doença mental, o que não é verdade. A campanha tem este papel importante de mostrar que a pessoa com epilepsia sofre mais com o preconceito do que com a própria condição.

“As concessionárias apoiam campanhas como esta porque é importante que informações confiáveis cheguem a todos, a fim de acabarmos com preconceitos. O esclarecimento ajuda a salvar vidas”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade das concessionárias.

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