novembro 16, 2024 2:57 PM

Search
Close this search box.

Dia mundial dos animais é comemorado no dia 04 de outubro. Bem… como você pode imaginar, essa data foi escolhida por que também é o dia do santo padroeiro dos animais, São Francisco de Assis, que faleceu no dia 03 de outubro de 1226. Ele criava, cuidava e amava os animais dando alimentos, água, carinho e tratando de seus ferimentos.

E você sabia que esta data é comemorada desde 1930? Apesar da existência da existência desse dia para lembrar o, os direitos dos animais só foram registrados muito tempo depois. A Declaração Universal dos Direitos dos Animais só foi aprovada pela Unesco, que é um órgão da ONU (Organização das Nações Unidas), em 15 de outubro de 1978.

A ideia de criar o Dia mundial dos Animais teve como objetivo sensibilizar a população para a necessidade de proteger os animais e a preservação de todas as espécies, mostrar a importância dos animais na vida das pessoas e celebrar a vida animal em toda sua amplitude.

Quais são esses direitos? A Declaração Universal dos Direitos dos Animais proclama que:

– Todos os animais nascem iguais diante da vida e tem o direito a existência. (Art. 1º)

– Cada animal tem o direito ao respeito. O homem, enquanto espécie animal, não pode atribuir-se o direito de  exterminar os outros animais ou explorá-los, violando este direito. Ele tem o  dever de colocar a sua consciência a serviço dos outros animais. (Art. 2º).

Parece simples e óbvio, mas você já parou para pensar nisso?

Infelizmente não é o cenário que vemos, e este não é um problema apenas do Brasil. Vamos citar apenas um dos problemas que vemos ao redor do mundo: Quantos circos nós temos em vários cantos do planeta que faz apresentações com animais? Quantos animais estão a beira da extinção?

Pois é, neste Dia mundial dos Animais vale lembrar o que a Declaração dos direitos dos Animais diz:

Art. 10 –

Como podemos, e devemos, perceber nós “homens” não temos o direito de explorar, abusar ou submeter esses seres a maus tratos e crueldades.

Para ajudar a defender esses direitos existem várias associações de defesa dos animais. No Brasil, a Lei de Crimes Ambientais proíbe e atribui penas a quem praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

Portanto devemos ter consciência, principalmente no Dia mundial dos Animais, que não existe vida menor ou maior, inferior ou superior. Está totalmente enganado quem subjuga um animal por julgá-lo um ser inferior. Diante da vida, o crime é o mesmo.

Os animais têm vida e devem ser tratados com respeito. A natureza é seu habitat natural e os humanos não tem o direito de destruí-la e de afastá-los para outros locais.

O Dia dos Animais é um dia para parar, pensar e refletir sobre o que temos feito com esses seres tão inocentes e fundamentais para nossa existência. Para fechar essa matéria vamos deixar aqui um pensamento de uma das mais brilhantes, e lindas, estrelas do cinema que encantou o mundo com sua beleza e sensualidade na juventude e mais tarde com sua firmeza e sensibilidade:

“Quando se é capaz de lutar por animais, também se é capaz de lutar por crianças ou idosos. Não há bons ou maus combates, existe somente o horror ao sofrimento aplicado aos mais fracos, que não podem se defender” – Brigitte Bardot (Fondation Brigitte-Bardot)

Dia mundial dos Direitos dos Animais vila nova conceicao
Brigitte Bardot anunciou que estava encerrando sua carreira e escolheu usar a fama pessoal para defender os direitos animais.

 

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo