novembro 16, 2024 2:40 PM

Search
Close this search box.

O Dia Nacional de Doação de Órgãos é celebrado no dia 27 de setembro justamente para lembrar que um transplante pode salvar vidas.

Com o slogan “Viver é uma grande conquista. Ajude mais pessoas a serem vencedoras”, a campanha do Ministério da Saúde sobre doação de órgãos procura incentivar e conscientizar as famílias para a da importância do transplante.

O Brasil se destaca no cenário mundial da doação de órgãos e tecidos, principalmente por ter o maior sistema público de transplantes do mundo. Dados apontam que 95% dos procedimentos são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com informações oficiais do Ministério da Saúde, de janeiro a junho deste ano, 4.672 potenciais doadores foram notificados, resultando em 1.338 doadores efetivos de órgãos. E quem pode ser um doador? O doador potencial é aquele paciente notificado com morte cerebral.

Para ele se tornar um doador efetivo, os órgãos passam por uma triagem com o objetivo de analisar a aptidão da doação de órgãos do paciente. Além disso, a legislação prevê que a família decida se vai querer ou não doar os órgãos do familiar.

A boa notícia é que as doações feitas neste ano possibilitaram a realização de 12,2 mil transplantes, fazendo com que crescessem os procedimentos de órgãos mais complexos como pulmão, coração e medula óssea. Nesse mesmo período, o Brasil alcançou a maior porcentagem de aceitação familiar, que foi de 58%, superando os demais países da América Latina. Na Argentina e no Uruguai esses percentuais são de 51% e 47%, respectivamente.

laço verde doaação de orgãos vila nova conceição
Laço verde é o símbolo mundial da doação de órgãos.

Nos últimos dez anos, o número de transplantes realizados no Brasil cresceu 63,8%, passando de 14.175 procedimentos em 2004, para 23.226 em 2014. No caso dos doadores efetivos, o Brasil atingiu o percentual de 14,2 doadores por milhão de população (pmp), superando a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde em 2011, que segue os padrões internacionais.

O número configura a maior quantidade de doadores efetivos já registrados em apenas um ano no Brasil, com aumento de 43,4%, se comparado com 2010, quando o percentual foi de 9,9 por milhão de população. Em 2014, foram notificados 9.378 potenciais doadores em todo o país, que resultaram em 2.710 doadores efetivos de órgãos.

A campanha Dia Nacional de Doação de Órgãos alerta sobre a importância de avisar a família sobre o desejo de ser um doador de órgãos. São os familiares quem autorizam o procedimento em caso de vítimas de dano cerebral irreversível, como traumatismo craniano ou acidente vascular cerebral (AVC).

O Ministério da Saúde tem usado a tecnologia para ajudar nessa batalha, para isso desenvolveu aplicativo que fará interface com o Facebook e irá notificar os familiares, automaticamente, no momento em que o cidadão se declarar doador. Com apenas um clique a pessoa se declara doador de órgãos e deixa toda a família sabendo disso.

Quem optar por ser um doador poderá ser adicionar um laço verde – símbolo mundial da doação – como foto do avatar na rede social. Além disso, o Sistema Nacional de Transplantes (SNT) criará um banco de informações de doadores com base nas informações coletadas pela rede social.

Como participar? Quem optar por participar da campanha doação de órgãos e declarar-se um doador, basta acessar a Fanpage de Doação de Órgãos e seguir os passos indicados do aplicativo.

É importante ressaltar que a doação só acontece após a autorização familiar.

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo