Número de Microempreendedores Individuais (MEIs) do setor de beleza cresceu 700% em cinco anos.
Apesar da crise econômica, o número de pequenos negócios do mercado de beleza aumenta a cada dia. Apenas na categoria microempreendedor individual (MEI), que faturam até 60 mil por ano, o crescimento é de 700% em cinco anos.
No estado de São Paulo, entre 2010 e 2015, o número de registros do MEI no segmento de cabeleireiros e outras atividades de tratamento de beleza apresentou um incremento de 17.629 para 141.018, segundo dados do Sebrae.
Bruno Caetano, diretor-superintendente do Sebrae-SP, explica que este é o momento de redobrar a atenção na gestão, a concorrência está cada vez mais acirrada, a inflação em alta e consumidores com menos poder de compra, mais retraídos. Todos esses elementos afetam o faturamento, mas certamente sobrevive quem investe em planejamento.
Para Bruno Caetano apesar do cenário, é possível ter sucesso com o empreendimento seguindo rigorosamente seis passos:
1 – redução de despesas sem comprometer a qualidade;
2 – rever relação com parceiros fornecedores a fim de ajustar contratos e valores;
3 – fortalecer união entre equipe para motiva-los e alcançar bons resultados;
4 – adotar ações criativas e inovadoras;
5 – gerenciar sistematicamente o capital de giro;
6 – investir em comunicação.
Existem alternativas como a divulgação por meio das redes sociais, criação de grupos pelo whatsapp, parcerias com comércio local, entre outros”, acrescenta.
Mais informações: www.sebraesp.com.br
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