Programa Escolas Transformadoras reunirá educadores para discutir a reforma do Ensino Médio em debate online.
Em tempos de intensas transformações na vida de todos nós, a sociedade atual tem caminhado para debates para encontrar caminhos nas mais diversas áreas.
Nesse cenário surgem algumas perguntas: qual é o papel da escola em uma sociedade que é transformadora? Queremos alunos formados ou alunos que sejam capazes de aprender e desenvolver soluções?
Sentimos um descompasso muito grande nesse campo, muitos professores querem continuar sendo “donos” das sua matéria ao ponto que os alunos querem inovação, querem sentir sentido naquilo que estão aprendendo.
A boa notícia é que tem gente compartilhando experiências, e ideias, nesse sentido. Exemplo disso é o Programa Escolas Transformadoras, que é uma iniciativa da Ashoka, organização global que reúne empreendedores sociais de diversas partes do mundo.
No Brasil, a iniciativa foi lançada no ano de 2015 em uma correalização com o Instituto Alana, organização sem fins lucrativos que aposta em projetos que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância.
O Programa tem como objetivo fazer com que enxerguemos a escola como espaço privilegiado para proporcionar experiências capazes de formar sujeitos com senso de responsabilidade pelo mundo.
O programa teve início nos Estados Unidos, em 2009, e de lá para cá já espalhou-se por 34 países. Hoje conta com uma rede formada por mais de 270 escolas, sendo 15 brasileiras.
Escolas Transformadoras Debate
Para discutir a reforma do ensino médio e debater as perspectivas de uma educação transformadora, as intuições vão realizar o 1º ‘Escolas Transformadoras Debate’, com o tema ‘O ensino médio para além da reforma’.
O objetivo da conversa é promover a reflexão sobre o cenário atual e as políticas públicas de educação para o novo ensino médio.
Alguns dos pontos da reforma, não são os únicos caminhos de inovação e mudanças, tendo como exemplo iniciativas de duas escolas já reconhecidas pelo Programa Escolas Transformadoras.
O debate será transmitido ao vivo, no dia 6 de março (2ª-feira), às 19h30, e os internautas poderão participar enviando perguntas.
Escolas Transformadoras Debate: Participantes
Para participar da conversa, estarão presentes:
– José Jocélio Simplício de Morais, cientista social e professor de Sociologia da Escola Estadual e Alan Pinho Tabosa, no Ceará, e Rodolfo Fiorucci, doutor em História e diretor Geral do Instituto Federal de Educação – Campus Jacarezinho, no Paraná, ambos lideranças de escolas integrantes do Programa que, muito antes da reforma, já acreditavam no protagonismo estudantil.
– Pilar Lacerda, professora e diretora da Fundação SM, integrante da comunidade ativadora do Programa, também irá compor a roda.
A comunidade de Escolas Transformadoras conta com mais de 200 escolas em 28 países de todos os continentes. Quinze instituições de ensino já integram a rede no Brasil, e a identificação das escolas continuará durante os próximos anos.
SERVIÇO
O ensino médio para além da reforma – Escolas Transformadoras Debate
Data: 6 de março, segunda-feira
Horário: às 19h30 (horário de Brasília)
No dia assista ao vivo em: https://www.facebook.com/escolastransformadoras
LEIA MAIS NOTÍCIAS EM VILA NOVA CONCEIÇÃO SP. O Portal Via Nova Conceição SP faz parte da Rede SP de Notícias. Há 7 anos, conectando pessoas, gerando valor!