Especial Carnaval 2019: veja todos os detalhes desta grande festa em SP

Fique à vontade para Compartilhar com amor com seus amigos! ❤

O Carnaval de Rua de São Paulo tem se tornado mais popular a cada ano. Veja no final da matéria a programação do Carnaval 2019, na zona sul de SP.

Na edição de 2019 serão 516 blocos, em 556 desfiles, e 300 trajetos entre os dias 23 fevereiro a 10 de março, que compreendem pré-carnaval, o feriado de carnaval e o chamado pós-carnaval. Esta medida torna o evento mais organizado e seguro, sem deixar de ser livre, democrático e descentralizado.

A Prefeitura de São Paulo disse que irá aumentar o número de banheiros químicos nas ruas da cidade durante o carnaval. Serão 1.700 banheiros por dia nos seis dias restantes da folia.

A Prefeitura de São Paulo, também realizou reunião com os representantes dos megablocos. Foi assinado um termo de compromisso que visa prevenir possíveis danos durante os desfiles. O documento responsabiliza os blocos com mais de 100 mil foliões, em caso de alguma ocorrência durante o Carnaval de Rua 2019.

O material contempla ainda itens como elaboração de plano de segurança, comprovante de que a empresa de segurança contratada pelo megabloco está registrada na Polícia Federal, apresentação de medidas de redução de danos ambientais e sua reparação e comprovação de recursos para realização dos desfiles.

Além disso, deverão ser entregues ao Ministério Público documentos relativos à razão social do bloco, composição dos integrantes responsáveis e documentos relativos ao patrocinador.

Em caso de descumprimento das normas apresentadas no termo, o megabloco está sujeito à incidência de multa e a não desfilar no carnaval de rua de 2020.

Carnaval Acessível

Carnaval é momento de festa e alegria para todos os públicos, inclusive para portadores de deficiência auditiva.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) realiza neste ano a 4ª edição do projeto “Samba com as Mãos”.

O programa disponibiliza vídeos com a tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras) dos 14 sambas-enredos das agremiações que pertencem ao Grupo Especial de São Paulo.

O objetivo é incluir pessoas surdas ou com deficiência auditiva na maior festa cultural do país.

Em janeiro a Prefeitura reuniu um grupo de intérpretes de Libras e alguns surdos que fizeram a interpretação dos sambas enredo deste carnaval 2019.

Nos dias de Carnaval, durante os desfiles os vídeos são disponibilizados em telões no Espaço da Cidade, no Anhembi.

Grito de Carnaval

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), por meio da Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (CMESCA), e com o apoio da Rede Peteca, lançam a campanha “Escolha Ver: Exploração Sexual é Crime”, durante o bloco de rua conhecido como Grito de Carnaval.

A ação ocorrerá às 9h, no Vale do Anhangabaú, Centro da capital.

A iniciativa, que ocorre desde 2005 no município, visa mobilizar os setores do governo e da sociedade civil acerca da problemática da violência, abuso e exploração sexual de menores.

Nesta edição, a CMESCA organizou o ato em conjunto com a Comissão Municipal de Enfrentamento ao Trabalho Infantil (CMETI). Dessa forma, o foco é a exploração sexual, uma das piores formas do trabalho infantil, segundo o Decreto Federal Nº 6.481 de 12 de Junho de 2008. Ele regulamenta os artigos 3º, alínea d, e o 4º da Convenção 182 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Tratando assim, da proibição das piores formas de trabalho infantil e ação imediata para sua eliminação.

A expectativa é que mais de mil pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos atendidos pela rede socioassistencial, funcionários da SMADS e representantes de organizações sociais, participem do 14º Grito de Carnaval.

O desfile ocorrerá pelas ruas da região central e a concentração no Vale do Anhangabaú, com apresentações artísticas, samba enredo dos grupos Unidos da Rua e Dom Bosco e a presença do DJ Valter Nu.

Durante a ação haverá panfletagem com os canais de denúncia.

Programa Ruas Abertas

Atendendo a uma requisição da Promotoria de Justiça e Habitação  e  do Ministério Público de São Paulo, a Prefeitura da capital suspendeu o Programa Ruas Abertas, exclusivamente no âmbito da Avenida Paulista, nos dias: 24 de fevereiro, 03 de março, 05 de março e 10 de março, a fim de preservar a fluidez do tráfego e vias de acesso e rotas de eventuais emergências, durante o período do Carnaval de Rua 2019.

O programa Ruas Abertas volta a funcionar normalmente  na Avenida Paulista no domingo dia 17 de março, proibindo a circulação de veículos  das 10 às 17 horas.

 

 

 


Fique à vontade para Compartilhar com amor com seus amigos! ❤

POST A COMMENT.