Os sete primeiros dias de agosto são reservados à Semana Mundial do Aleitamento Materno e, além de todos os benefícios que essa proximidade com a mãe oferece, a saúde bucal da criança também é beneficiada pelo ato.
Coisas simples que a criança aprende ao mamar já trazem benefícios para saúde no geral, como engolir, sugar e treinar a musculatura facial e bucal, mas a pegada certa em ambos os peitos estimula o crescimento de dentes saudáveis e que se encaixem de forma adequada.
“A partir da pegada certa a mãe vai se prevenir de dores futuras que os dentes do bebê podem causar e vai garantir que eles nasçam adequados. Além disso, a mulher precisa sempre inverter o lado das posições para que a criança não estimule mais um lado do que outro.”, explica a dentista e coordenadora do curso da Faculdade Anhanguera, Virgínia Pinto.
A amamentação é muito mais benéfica que a mamadeira nessa situação, por isso é indicada no mínimo seis meses, se possível. Virgínia explica que “para a saúde bucal do bebê a amamentação de seis a dois anos por estimular o crescimento dos ossos da face e boca auxiliando na dentição, que só se encerram aos dois anos de idade. “
O CUIDADO BUCAL APÓS MAMADA
A higiene bucal da criança é muito importante, mesmo que ela não tenha dentes ainda. “Não é indicado usar escova de dente se a criança ainda não tem dentes, o ideal é usar uma gaze umedecida para que não acumule leite na gengiva, bochecha ou canto da boca do bebê”, explica a especialista.
“Além disso, os pais precisam prestar atenção na frequência em que isso é feito. É difícil conseguir realizar a higienização depois de cada mamada, principalmente nas madrugadas, mas tenha pelo menos uma vez ao dia ou após uma longa mamada para fazer a limpeza. O intuito é sempre não deixar acumular leite”, finaliza a dentista.
LEIA MAIS: Diferentes ambientes externos para treinar ao ar livre.
LEIA MAIS NOTÍCIAS EM VILA NOVA CONCEIÇÃO SP. O Portal Via Nova Conceição SP faz parte da Rede SP de Notícias. Há 7 anos, conectando pessoas, gerando valor!