Fez cirurgia plástica? Saiba quando voltar a malhar!

Oi meninas tudo bem?

Hoje vamos falar sobre o prazo para voltar a malhar após se submeter a uma cirurgia plástica. Claro que cada cirurgia tem seu tempo, mas existe um tempo médio. Confiram abaixo o texto completo e algumas dicas!

A recuperação após uma cirurgia plástica é sempre devagar e cheia de cuidados. As mulheres mais ativas sofrem para não forçar a barra quando o assunto é a prática de exercícios.

Isso vai depender do tipo de cirurgia que foi feita, mas em média o tempo de recuperação varia de dois a três meses.

Por exemplo, as cirurgias de face, pálpebras, nariz, otoplastia (orelha de abano) são liberadas após quatro semanas, já no caso de cirurgias mais complexas como mamas, lipoaspiração e cirurgia nas coxas o tempo médio é de três meses.

É importante ressaltar que as atividades devem ser feitas de forma gradativa. O ideal seria começar com caminhadas leves e curtas, mesmo porque auxilia no funcionamento do intestino, vital para a recuperação do paciente. Vale lembrar também que o objetivo neste momento é fortalecer a musculatura, ajudar na ativação da circulação sanguínea e linfática, evitar o acúmulo de gorduras e sobre tudo trazer um momento de bem estar e adaptação as mudanças em seu corpo, um momento mágico para a mulher que está se redescobrindo.

Confira abaixo os tipos de cirurgias e o tempo para a prática esportiva:

Face
Exercícios intensos, como ginástica aeróbica, corrida e ciclismo podem ser realizados após um mês. Esportes de contato corporal devem ser evitados por dois meses.

Pálpebras
Os esportes que não envolvem contato físico podem ser iniciados após três semanas. Esportes de contato ou com bolas devem ser evitados no período de seis a oito semanas.

Nariz
Atividades físicas devem ser evitadas quatro semanas, já que o aumento de fluxo sanguíneo para a região da cabeça pode gerar sangramentos e retardar a reabsorção do inchaço. Após este período, pode-se retornar à rotina de atividades esportivas lentamente. Esportes de contato e modalidades com bola devem ser evitados por, pelo menos, três meses.

Otoplastia (orelha de abano)
Exercícios intensos como ginástica aeróbica, corrida e ciclismo podem ser realizados após um mês. Exercícios com bola devem ser evitados por três meses.

Mamas
Bicicleta ergométrica pode ser realizada após um mês, contanto que o tórax e os braços fiquem imóveis, ou seja, sem fazer força. Qualquer exercício que utilize os braços de forma intensa, como natação, levantamento de peso, corrida, tênis e outros esportes com bola, são permitidos após três meses.

Lipoaspiração
Os esportes podem ser reiniciados após três ou quatro semanas.

Cirurgia das Coxas
Qualquer atividade que utilize as pernas de forma vigorosa deve ser evitada durante três meses. Esportes que utilizam somente braços podem ser retomados após três ou quatro semanas.

Mas lembrem-se que é sempre importante conversar com seu médico, pois as restrições podem variar conforme a técnica cirúrgica que foi utilizada. E assim que puderem, de volta ao treino!!

vila nova conceicaoDra. Alessandra Giammarusti Watase Del Claro, CRM SP 87707, é cirurgiã plástica, com graduação em medicina e residência em cirurgia geral e plástica pela Faculdade de Medicina do ABC. Possui título de especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (RQE 25720) e especialização em reconstrução de Mama pelo Hospital Pérola Byngton Centro de Referência da Saúde da Mulher – São Paulo. Atualmente atua na Clínica Ilúmina, localizada em Moema. É professora assistente da Disciplina de Cirurgia Plástica da Faculdade de Medicina do ABC. Escreve mensalmente para o Site Vila Nova Conceição SP.

Comentários do Facebook

Deixe um comentário (Vamos adorar!)