Grupo Escoteiro K2 realiza campanha de vacinação contra o Sarampo

Compartilhe com amor para seus amigos!

O Grupo Escoteiro K2, que fica pertinho aqui da Vila Nova Conceição, dedicou uma data para realizar o Dia de Imunização contra o Sarampo. A ação aconteceu neste dia 7 de setembro, na sede do Grupo K2.

“Nosso objetivo é facilitar a imunização e orientar para sua importância. Essa vacina é necessária para todos, principalmente para nós que fazemos muitos acampamentos e passeios, então estamos ajudando as pessoas do grupo a tomarem a vacina”, Chefe Lane, Diretora Presidente do Grupo Escoteiro K2.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A Chefe Lane, que aparece na foto a cima, foi quem organizou a ação. Ela também teve o apoio dos Chefes e Dirigentes do Grupo.

Marina Nery, enfermeira e mãe de Escoteiros do Grupo aplicou a primeira dose da vacina. Ela conseguiu as unidades no Centro de Referência DST Aids Santa Cruz e no Hospital Regional Sul.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

“As vacinas são essenciais para blindar o organismo contra doenças que ameaçam a saúde, em todas as idades”, lembra Marina.

No calendário de vacinação de rotina, a primeira dose deve ser administrada a toda criança de um ano de idade e uma segunda dose a crianças de 15 meses. Os adolescentes e adultos jovens até 29 anos de idade devem ter duas doses da vacina, e os adultos que nasceram após 1960 pelo menos uma dose, de acordo com os calendários de vacinação de adolescentes e adultos do Estado de São Paulo.

Ana Clara Moraes Nery, Escoteira do Grupo ajudou a mãe Enfermeira a colocar o curativo após a aplicação da vacina. Victor Antônio Moraes Nery, está ajudando a mãe Enfermeira a manter a temperatura correta das doses.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A ação aconteceu antes das atividades escoteiras do sábado. Lobinhos, Escoteiros, Sêniors, Pioneiros, Escotistas e pais foram vacinados. No total foram vacinadas 55 pessoas, sendo 22 jovens, 13 Chefes e 20 pais.

Transmissão do sarampo

O contágio acontece através de secreções respiratórias. A pessoa pode transmitir a doença 6 dias antes de iniciar o exantema (manchas pelo corpo) até 4 dias depois. Depois do contato com alguém doente, a pessoa pode apresentar os sintomas em média após 10 dias (de 7 a 18 dias).

Sintomas

O vírus se instala na mucosa do nariz e dos seios para se reproduzir e depois para ir para a corrente sanguínea.

A indisposição que antecede a doença tem duração de três a cinco dias e caracterizam-se por: febre alta, mal estar, coriza, conjuntivite, tosse e falta de apetite. Nesse período podem ser observadas na face interna das bochechas as manchas brancas (Koplik) que são características da doença.

Prevenção

A vacina contra o sarampo é eficaz em cerca de 97% dos casos. Deve ser aplicada em duas doses a partir de um ano de vida da criança. Exceção feita às mulheres grávidas e aos indivíduos imunossuprimidos, adultos que não foram vacinados e não tiveram a doença na infância também devem tomar a vacina.

A segunda dose da vacina do Grupo Escoteiro K2 deve acontecer em 45 dias.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Grupo Escoteiro K2
Endereço: Al. dos Jurupis, 254 – Moema, SP
Telefone: (11) (11) 5054-3265
Facebook: Grupo Escoteiro K2 – 89º/sp
Instagram: @g.e.k2

COMO CHEGAR


Compartilhe com amor para seus amigos!

Deixe um comentário (Vamos adorar!)