Importância de consumir sucos naturais para proteger o organismo

O consumo de sucos naturais é um hábito saudável que pode ser adotado por pessoas de qualquer idade, pois além de hidratar o corpo, pode auxiliar na prevenção de doenças, na eliminação de toxinas e no fortalecimento do organismo

O suco natural permite que todos os nutrientes das frutas, verduras, legumes e até raízes sejam preservados e integralmente aproveitados, enquanto os produtos industrializados são compostos por 30 a 50% de polpa de fruta, no caso do néctar, que tem ainda água, aditivos químicos e açúcar, ou 10% da fruta, no caso dos refrescos.

Para incentivar essa prática saudável, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), disponibiliza receitas fáceis, rápidas e acessíveis, no canal de vídeos “Saudável e Barato”, que pode ser acessado clicando aqui.

A série de quatro episódios foi elaborada com o auxílio da equipe de nutricionistas do Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cesans) da Codeagro, e traz receitas como o suco de carambola, abacaxi e alface, que têm propriedades capazes de auxiliar no controle da pressão arterial e do colesterol, protegendo o coração.

A nutricionista do Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cesans), Etelma Maria Mendes Rosa, ressalta que é possível fazer diversas combinações de frutas, verduras e legumes, de acordo com o paladar e valor nutricional dos alimentos. “É importante ressaltar que algumas combinações podem ser mais calóricas, portanto uma pessoa que tem diabetes, por exemplo, não deve consumir um suco que tenha grande quantidade de laranja”, orienta a especialista.

Secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Arnaldo Jardim, ressalta a importância de incluir alimentos saudáveis, inclusive na forma de sucos, na alimentação. “Nossa missão é garantir a qualidade dos alimentos provenientes da agricultura paulista que chegam à mesa da população, para que possam ser integralmente aproveitados e proporcionem uma alimentação equilibrada, saudável e acessível. Estamos seguindo as orientações do governador Geraldo Alckmin, que é médico e sempre nos orienta sobre a importância de buscar a saudabilidade dos alimentos”, afirmou o secretário.

SERVIÇO

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Tel.: (11) 5067-0000
End.: Praça de Azevedo Castro, 254 – Centro – São Paulo
Site: www.agricultura.sp.gov.br

Como chegar

Facebook Comments

Deixe um comentário (Vamos adorar!)