Maior Cafezal Urbano do mundo será aberto para a população

O maior Cafezal Urbano do mundo está pertinho da Vila Nova Conceição! Pois é… está no IB, Instituto Biológico, há 3,6 km do bairro. Para quem gosta de fazer caminhadas, dá até para ir a pé!

Ai Press Marketing Digital

Neste sábado, dia 25 de maio de 2019, às 10h30, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo vai abrir as portas do Instituto Biológico para a população colher os grãos maduros dos cerca de 2.000 pés do cafezal urbano do IB.

A ação faz parte da 14º edição do Sabor da Colheita, que marca o início simbólico da safra do café no Estado de São Paulo em parceria com a Nestlé.

Cafezal Urbano

Os participantes do Cafezal Urbano verão o significado prático da jornada de milhares de cafeicultores brasileiros. Todo o processo será orientado por especialistas, para que seja feita a colheita seletiva, retirando com as mãos apenas os grãos bem maduros. O público terá a oportunidade de vivenciar uma experiência única do trabalho que há décadas movimenta a economia paulista.

Os grãos colhidos serão beneficiados, torrados e encaminhados ao Fundo Social de São Paulo. Os participantes poderão também degustar um café-da-manhã tradicional e vários tipos de cafés e biscoitos oferecidos pela Nestlé.

O Instituto Biológico mantém o maior cafezal urbano do mundo. São cerca de 2.000 pés de café em uma área de 10 mil m², localizada na sede do instituto, na Vila Mariana, em São Paulo, a cinco minutos do Parque Ibirapuera. O cafezal é composto pelas variedades Mundo Novo e Catuaí, desenvolvidas pelo Instituto Agronômico (IAC), presentes em 90% do parque cafeeiro brasileiro.

De acordo com a pesquisadora do IB Harumi Hojo, o cafezal foi formado na década de 1950 e tinha a função de servir de material de pesquisa para os técnicos do Instituto estudarem o controle de pragas agrícolas. “Atualmente, a maior finalidade é didática, histórica e cultural, destinando-se à população que quer conhecer sua história e outras particularidades como demonstração dos princípios das boas práticas agrícolas”, afirma. As plantas de café compõem o projeto Ciclos Econômicos Agrícolas do IB, juntamente com plantas de pau-brasil, seringueira e cana-de-açúcar.

14º Sabor da Colheita

O 14º Sabor da Colheita é uma iniciativa da Nestlé e da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio de ações integradas da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), Câmara Setorial do Café e Instituto Biológico (IB). O evento conta com o apoio do Sindicato da Indústria do Café do Estado de São Paulo (Sindicafé), da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) e das cooperativas de café do Estado de São Paulo.

SERVIÇO
Cafezal Urbano

14º Sabor da Colheita: 25 de maio, 10h30
Instituto Biológico: Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1252, Vila Mariana, São Paulo
Entrada gratuita

Deixe um comentário (Vamos adorar!)