novembro 23, 2024 1:28 PM

Search
Close this search box.

Mochila, mobiliário escolar e smarthphone trazem riscos para a estrutura óssea dos estudantes

mochilas-vila-nova-conceicao-sp

Médico ortopedista pediátrico orienta para que danos graves sejam evitados .

O início do ano letivo traz aos pais muitas preocupações. Entre elas, estão a compra do material escolar, uniformes e também a escolha do melhor e mais prático meio de transporte para cadernos e livros.

Segundo o ortopedista pediátrico David Nordon, a mochila, eleita a “queridinha” pela maioria dos estudantes, é a que traz mais problemas para a coluna.

“A mala escolar sobrecarregada provocará contração incorreta dos músculos, trazendo, no curto prazo, dores cervicais, lombares e nos ombros. No longo prazo, prejudicará a coluna e o crescimento”, explica.

Evitar que as crianças levem para a escola além do necessário para aquele dia de aula e o uso da “mala” em apenas um dos ombros podem ser formas de amenizar o sobrepeso.

Outra alternativa é a escolha por um modelo diferenciado de mochila.

“As que trazem rodinhas – estando o puxador bem ajustado, que permita à criança manter os ombros nivelados – aliviam o peso das costas. E, para quem deseja mochila, há também uma mais ergonômica, com três pontos de apoio: um em cada ombro e o terceiro preso à cintura”, comenta o médico.  

Pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), apontou que aproximadamente 70% dos problemas de coluna que surgem na fase adulta estão relacionados ao excesso de peso carregado nos anos escolares. Para Nordon, o fato do estudante escolher a mochila já é um sinal de alerta.

“Levar muito peso diariamente provoca tensão extra nas costas e nos ombros, causa dores e possíveis problemas à saúde estrutural do corpo. O recomendado é que as mochilas não ultrapassem 10% do peso corporal”, relata.

Outro dado alarmante veio de um estudo feito no Oriente Médio, que revelou inadequação em móveis escolares. Segundo o relatório, o mobiliário está inadequado em medidas para 75% a 94% das crianças. E, nos EUA, menos de 20% dos móveis do ambiente escolar dos alunos, de 6ª a 8ª série, são compatíveis com os alunos.

No Chile, esse dado varia entre 72% e 100%. Diante desse cenário, o médico recomenda aos pais e responsáveis uma visita ao estabelecimento de ensino para checar se o mobiliário está de acordo com as especificações da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas e também do INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.

“Apesar da existência das legislações vigentes em nosso país, nem sempre há o cumprimento delas. Aos constatar inadequação, exija a correção. Se nenhuma providência for tomada, procure os órgãos responsáveis e denuncie. É a saúde do seu filho que está em jogo”, enfatiza.

Outro vilão do cotidiano da nova geração é o smartphone. A tecnologia traz facilidades, mas também patologias. Uma delas é o “Pescoço do Celular ou Pescoço Tecnológico”, descoberta em 2007.

“A posição da cabeça para visualizar a tela do aparelho, como olhar para baixo, por exemplo, sobrecarrega todo o sistema de sustentação formado por músculos e vértebras. A gravidade aumenta em até 5,5 vezes o peso do crânio humano, que é de aproximadamente 5kg em média. Esse posicionamento excessivo e repetitivo provoca tensão nos ombros e trapézios, além de dores cervicais e na coluna. Evitar o problema é bem simples: oriente as crianças e os adolescentes para que evitem olhar para o aparelho sempre ou por muito tempo na mesma posição”, finaliza o médico.

Médico ortopedista pediátrico pelo HC FMUSP – Supervisor do Programa de Residência Médica de Ortopedia e Traumatologia da PUC-SP, Professor da disciplina de Saúde Pública da PUC-SP (Campus Sorocaba) e de ortopedia e medicina preventiva do Estratégia MED (curso preparatório On-line para provas de Residência Médica), Mestrando da USP, Pesquisador do Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas (HCFMUSP) e idealizador do Projeto Pequenos Passos, projeto filantrópico de tratamento de Pé Torto Congênito
Picture of Vila Nova Conceição SP

Vila Nova Conceição SP

LEIA MAIS NOTÍCIAS EM VILA NOVA CONCEIÇÃO SP. O Portal Via Nova Conceição SP faz parte da Rede SP de Notícias. Há 7 anos, conectando pessoas, gerando valor!

Veja também...

Pular para o conteúdo